Morre aos 81 anos René Burri

reneburri2
René Burri ao lado do retrato famoso que fez de Guevara

Mais um mito que se vai. Morreu nesta segunda-feira (20), aos 81 anos de idade, o suíço René Burri, um dos grandes nomes da fotografia mundial e um dos quadros da mítica agência Magnum.

Autor de imagens célebres, como os retratos de Che Guevara para a revista Look em 1963, o suíço foi, nas palavras do colega de Magnum Martin Parr, em comunicado publicado no site da agência, “não apenas um dos grandes fotógrafos do pós-guerra, mas uma das pessoas mais generosas que eu tive o privilégio de conhecer”.

A causa da morte não foi divulgada. A agência France-Presse, fonte da notícia publicada nos jornais do País, cita o site sept.info, que por sua vez informou que o fotógrafo teria sucumbido a uma “longa doença”.

Nascido em Zurique em 1933, René Burri vivia entre sua cidade natal e Paris. Célebre retratista, capturou importantes personalidades e registrou eventos marcantes pelo planeta, tendo por característica mais marcante o fino humor. Ano passado, ele doou todo o seu acervo para o Museu do Eliseu, da cidade suíça de Lausanne.

Artigos relacionados