Modos de medição da câmera: o que é e qual o melhor para cada foto?
Um dos muitos recursos das câmeras modernas é uma seleção de modos para medir a exposição. Eles permitem que você escolha como a câmera mede o brilho do assunto ou cena para ajustar automaticamente as configurações da câmera para uma exposição ideal. O fotógrafo alemão Illya Ovchar publicou um texto excelente no site PetaPixel explicando em detalhes como funciona cada um dos modos de medição da câmera.
O que é Medição de Exposição?
A medição é simplesmente o processo da câmera de verificar a quantidade de luz refletida na cena e calcular as configurações de exposição apropriadas (ou seja, velocidade do obturador, abertura e/ou sensibilidade ISO) com base nessa informação. Sua câmera fará referência a 18% de refletividade de um cinza específico (também conhecido como “cinza médio”) como uma exposição normal e tentará ajustar as configurações de exposição de forma que a foto resultante reflita essa exposição normal.
Embora essa tática funcione bem para uma ampla variedade de assuntos e cenas cotidianas, às vezes há situações em que essa estratégia não produz os resultados esperados. Por exemplo, cenas com neve são notoriamente complicadas para os sistemas de exposição automática nas câmeras descobrirem – uma foto de neve geralmente será subexposta por uma câmera porque ela tentará reduzir os valores de branco da neve para corresponder ao cinza médio. Da mesma forma, uma cena que é predominantemente preta pode ser superexposta devido à câmera tentar aumentar os valores de preto para cinza médio.
Um cartão cinza é um acessório fotográfico que pode ajudar os fotógrafos a obter a exposição adequada mesmo quando lidam com iluminação difícil. Ele pode ajudar os fotógrafos a criar imagens com exposição idêntica para composições, empilhamento de foco e outros aplicativos em que várias imagens precisam ser mescladas.
Devido à grande variedade de assuntos e cenas que um fotógrafo pode encontrar, existem diferentes maneiras pelas quais uma câmera pode usar essa estratégia de medição de exposição padrão para avaliar uma cena. É por isso que existem modos de medição. Cada um diz à câmera como e de onde deve fazer a leitura de 18% de cinza.
Normalmente, existem três modos de medição primários encontrados nas câmeras: avaliativo, centralizado e pontual. Dependendo da marca da câmera, pode-se encontrar outros nomes e modos de medição, incluindo medição matricial, parcial, ponderada em realce, padrão múltiplo e média de tela inteira.
Vamos percorrer as opções disponíveis, modo a modo, e ver o que elas fazem.
Medição Avaliativa
A medição avaliativa (conhecida como medição matricial nas câmeras Nikon e padrão múltiplo nas câmeras Sony) é mais popular entre os fotógrafos iniciantes porque é a abordagem de tamanho único. O que esse modo faz é dividir a cena em vários quadrados e avaliar cada um deles quanto à presença de 18% de cinza (e às vezes outros fatores, como cor).
Em vez de dar igual importância a todas as peças, a câmera prioriza ligeiramente a área em que o foco automático está definido ao calcular as configurações de exposição na esperança de expor adequadamente o assunto pretendido. A média ponderada dos quadrados é o que a câmera usa para sua determinação de exposição.
A medição avaliativa é uma boa opção padrão porque pode ser realmente usada para a maioria das cenas e gêneros: qualquer coisa, desde vida selvagem a retratos, paisagens e moda. O objetivo é alcançar um bom equilíbrio entre as partes claras e escuras da cena.
A medição avaliativa pode não ser apropriada em cenas com iluminação incomum onde o ambiente é predominantemente claro ou escuro.
Medição Ponderada ao Centro
O modo de medição ponderado ao centro é ótimo para fotos em que o assunto está no centro ou próximo ao centro do quadro, pois essa é a região na qual a câmera baseará seus cálculos de configuração de exposição. Ele desconsiderará o nível de cinza nas bordas e levará em consideração apenas os tons no centro.
Por exemplo, se alguém estiver fotografando uma imagem de concerto onde o ambiente é predominantemente preto, mas o centro é brilhante, este modo ajudará a expor adequadamente os artistas no palco, enquanto a avaliação pode superexpor a cena.
Também pode ser uma ótima opção para ensaios fotográficos de retrato.
Esteja ciente de que este modo é ponderado em direção a uma região no centro do quadro e não é para medição precisa com base em um ponto específico da cena.
Medição pontual
A medição pontual serve para calcular com precisão a exposição adequada com base apenas na pequena área do ponto de foco selecionado. A precisão pode variar dependendo da câmera usada, mas geralmente leva apenas 1,5% a 2,5% da cena em consideração.
Este provavelmente será o modo que você usaria para fotografar a lua brilhante em uma noite escura sem nuvens ou um arbusto escuro em uma paisagem com neve. Ele medirá apenas seu assunto pequeno e ignorará o resto da cena que causaria subexposições ou superexposições em modos de medição mais amplos.
A medição pontual combina bem com o recurso/botão de bloqueio de exposição automática nas câmeras, que congela as configurações de exposição. Um fotógrafo pode apontar um ponto de foco em um local específico para medir e bloquear essas configurações de exposição antes de recompor para a composição desejada.
Medição Parcial
A medição parcial, encontrada nas câmeras Canon, é muito semelhante à medição pontual, exceto que mede uma área um pouco maior (por exemplo, 6,5% da cena ao redor do ponto de foco versus 2,5%).
Uma boa aplicação para medição parcial é a fotografia da vida selvagem e da natureza, onde o assunto ocupa grande parte do quadro e quando o fundo é muito mais claro ou mais escuro que o assunto.
A escolha entre medição pontual e parcial geralmente se resume ao tamanho relativo do seu assunto em todo o quadro.
Medição Ponderada em Destaque
Encontrado em câmeras Nikon, a medição ponderada de realces dará a maior prioridade aos realces no quadro para garantir que essas áreas não sejam estouradas.
É uma solução perfeita para imagens de alto contraste ou quando o fotógrafo deseja preservar o máximo de detalhes possível em destaques, como com artistas em um palco iluminado por um holofote.
Medição média de tela inteira
Encontrado em câmeras Sony, a medição média da tela inteira é como a medição avaliativa, pois levará a média de toda a cena, mas não priorizará nenhuma área ao redor do ponto de foco.
A vantagem deste modo de medição é que ele permite que você mantenha as configurações de exposição entre os quadros exatamente iguais, mesmo se o assunto se mover ou se a composição mudar (sem afetar a média geral da cena).
O modo de medição é apenas um ponto de partida
Com câmeras modernas tendo uma faixa dinâmica louca, pode ser razoável argumentar que o modo de medição é menos importante do que antes por causa de quão mais fácil é obter uma boa foto final de uma foto mal exposta recuperando detalhes de sombra e destaque durante a pós -em processamento. Embora isso possa ter alguma verdade, ainda é uma boa ideia obter inicialmente a exposição de uma foto o mais “correta” possível, tanto para economizar tempo de edição quanto para reduzir o risco de recorte (superexposição ou subexposição de uma foto ao ponto em que os detalhes é perdido nos realces e sombras, respectivamente).
Se um fotógrafo está fotografando no modo manual, o modo de medição não determina mais a exposição resultante – o fotógrafo é responsável por ajustar a velocidade do obturador, a abertura e a sensibilidade ISO enquanto tenta obter uma exposição com base no que o medidor de luz da câmera diz ou na aparência específica desejada.
Além de selecionar um determinado modo de medição para uma cena complicada, os fotógrafos também têm a compensação de exposição como ferramenta para chegar à exposição adequada. Por exemplo, ao fotografar uma cena predominantemente branca ou preta, um fotógrafo pode aumentar ou diminuir a exposição final, respectivamente, usando o recurso de compensação de exposição da câmera para “corrigir” a medição incorreta da câmera com base em 18% de cinza.
Aqui está um exemplo baseado em uma cena branco sobre branco:
Aqui está um exemplo baseado em uma cena preto sobre preto:
Conclusão
Um fotógrafo deve ter uma boa compreensão não apenas de como usar diferentes modos de medição, mas também de como obter os resultados desejados quando a medição de exposição da câmera atinge limitações. Tal como acontece com muitos tópicos na fotografia, uma ótima maneira de se familiarizar com cada modo é experimentá-lo em diferentes ambientes para ver como eles funcionam.
Apenas para resumir, diferentes modos de medição dão ao fotógrafo diferentes graus de controle. Uma maneira de descobrir qual é o melhor modo de medição é perguntando se há muito desequilíbrio entre branco e preto na cena que está sendo fotografada.
Para cenas uniformemente equilibradas, a medição avaliativa dá à câmera quase todo o controle na determinação das melhores configurações de exposição. Quando houver um desequilíbrio e for necessária a entrada do fotógrafo, use a medição pontual para escolher especificamente em qual ponto da cena calcular a exposição com base. Outros modos, como parcial ou centralizado, oferecem um bom meio-termo entre o controle da câmera e do fotógrafo.