Tendência

Como fotografar com longa exposição?

Lembro-me da primeira vez que vi uma imagem capturada com a técnica de fotografia de longa exposição. Isso me surpreendeu. Os céus se estendiam pelo céu e a água era suave como a seda. Como isso foi possível? Mal sabia eu que essa técnica se tornaria uma virada de jogo para mim. O aprendizado dessa técnica não apenas me ajudou a entender as configurações fundamentais da câmera, mas também a desenvolver minha visão criativa ao fotografar com longa exposição.

Uma década depois, ainda estou fascinado com a fotografia de longa exposição. Minha abordagem mudou ao longo dos anos, mas ainda faz parte de quem eu sou. É justo dizer que houve muitos altos e baixos durante esses anos. Desde aprender o básico até lidar com abordagens mais complexas e criativas. Muitas lições são aprendidas da maneira mais difícil e isso é parte do que quero ajudá-lo a evitar. Então, continue lendo e eu contarei os segredos da grande fotografia de longa exposição.

Os segredos para fotografar com longa exposição

A HISTÓRIA VEM PRIMEIRO

É fácil se deixar levar quando você começa a usar a fotografia de longa exposição. A única coisa que importa é criar alguns efeitos de aparência incrível borrando a água ou esticando os céus. Essa pode ser uma boa maneira de aprender, mas se você realmente quiser melhorar seu ofício, precisa se lembrar que a história vem em primeiro lugar.

Os segredos para fotografar com longa exposição
Segredos para fotografar com longa exposição

Isso significa que você precisa se concentrar na criação de uma composição sólida. Use os elementos ao seu redor para guiar o espectador através do quadro e em direção ao personagem principal. Mesmo que o assunto principal seja o céu esticado ou água sedosa.

Uma imagem com apenas um efeito de longa exposição e um céu colorido pode dar a você algumas curtidas online, mas dar um passo extra de incorporar esses elementos em uma boa composição fará com que a imagem se destaque ainda mais.

PEQUENOS AJUSTES FAZEM GRANDES DIFERENÇAS

Quando se trata de fotografia de longa exposição, mesmo pequenos ajustes na velocidade do obturador fazem uma diferença significativa. Na verdade, pode alterar completamente o impacto visual de uma imagem. Vejamos um exemplo:

Os segredos para fotografar com longa exposição
Segredos para fotografar com longa exposição

Essas duas imagens têm exatamente a mesma imagem e são tiradas com apenas alguns minutos de diferença. No entanto, há uma diferença significativa entre eles. Eles contam duas histórias diferentes.

Não estou dizendo que um é mais correto do que o outro, mas é importante que você entenda a diferença que a velocidade do obturador faz. Neste caso, a primeira imagem é feita com um 1/5 th de uma segunda velocidade do obturador enquanto a segunda em 10 segundos. Imagens com elementos de movimento mais rápido verão uma diferença ainda maior.

A beleza da fotografia de longa exposição é que não há escolha correta da velocidade do obturador. Seja 1 segundo, 10 segundos, 100 segundos ou mais. Todos eles podem levar a imagens incríveis. Seu trabalho como fotógrafo é descobrir qual é o melhor para transmitir sua visão.

FILTROS DE DENSIDADE NEUTRA DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE

Nunca fui de focar muito meu ensino no equipamento da câmera, mas é difícil evitar filtros de densidade neutra quando falamos sobre fotografia de longa exposição. Eles são essenciais. Sim, existem alguns hacks para criar efeitos semelhantes sem eles, mas a maioria deles exige um pouco mais de esforço.

O primeiro filtro que comprei foi um filtro básico da loja de eletrônicos mais próxima. Era barato e achei que tornaria minhas imagens ótimas, mas não deixou. Acontece que existe uma grande variedade de filtros que têm um impacto diferente nas configurações da câmera.

Só depois de aprender sobre isso e fazer uma pesquisa adequada sobre filtros é que comecei a me beneficiar deles. Os filtros que você deseja não são tão acessíveis quanto as opções básicas da loja eletrônica, mas são necessários para obter looks de longa exposição.

Os segredos para fotografar com longa exposição
Segredos para fotografar com longa exposição
Os segredos para fotografar com longa exposição

NEM TODAS AS IMAGENS BENEFICIAM DE UMA LONGA EXPOSIÇÃO

Isso é difícil de lembrar no início. É uma técnica tão divertida de usar, então, é claro, você quer usá-la o tempo todo. Todos nós já passamos por isso. Mas a dura verdade é que nem todas as imagens se beneficiam de uma velocidade de obturação lenta. Algumas imagens nem perceberão a diferença.

Veja a imagem abaixo como exemplo. Isto foi disparado usando um 1/13 th segunda velocidade do obturador. Ele teria feito pouca diferença se ele foi baleado a 1/200 º ou 5 segundos em vez.

Segredos para fotografar com longa exposição

Não havia nuvens, vento e elementos móveis no quadro. Em outras palavras, nada que pudesse ser afetado por uma velocidade lenta do obturador. A única diferença seria o tempo que levei para capturar a imagem.

Portanto, pergunte-se antes de montar os filtros e alongar o tempo de exposição: o que será afetado pela técnica?

ESTEJA PRONTO QUANDO AS CONDIÇÕES FOREM BOAS

A fotografia de longa exposição é, em muitos aspectos, um gênero lento. Há muita espera, especialmente quando se lida com velocidades de obturador de vários minutos.

No entanto, você precisa estar preparado quando as condições estiverem melhorando. Muita coisa acontece em poucos minutos durante o nascer ou o pôr-do-sol. A última coisa que você deseja é perder a boa luz porque não estava preparado. Então, como você pode se preparar melhor?

Comece deixando os filtros na bolsa da câmera. Isso deve acontecer em tempo hábil, antes que as melhores condições sejam esperadas. Agora, configure sua composição, faça fotos de teste e ajuste. Repita isso até que você esteja satisfeito.

Agora você está pronto para começar a pensar sobre sua longa exposição. Faça os cálculos de exposição, mude para o foco manual, monte os filtros e tire uma foto de teste. Faça ajustes, se necessário, ou espere até que as condições melhorem.

Lembre-se de que você precisa fazer ajustes nas configurações da câmera quando estiver ficando mais claro ou mais escuro. É por isso que você deve sempre ficar de olho na visualização da imagem.

CONCLUSÃO

A fotografia de longa exposição é recompensadora de muitas maneiras. É uma técnica divertida de trabalhar, que força você a aprender as configurações da câmera, ajuda no crescimento criativo e resulta em imagens incríveis.

Aproveite o processo e reserve um tempo para brincar com a técnica. Quanto mais tempo você passa no campo, mais fácil se torna. Mas lembre-se de aproveitar o processo!

SOBRE O AUTOR

Christian Hoiberg é um fotógrafo de paisagens em tempo integral que ajuda aspirantes a fotógrafos a desenvolver as habilidades necessárias para capturar imagens bonitas e impactantes. Você pode ver mais de seu trabalho em seu  site ,  Instagram e   página do Facebook . Você pode baixar seu guia gratuito 30 dicas para melhorar sua fotografia de paisagem aqui . Certifique-se também de verificar seu e-book ‘ The Ultimate Guide to Long Exposure Photography”, que vai lhe ensinar todos os fundamentos da captura de belas imagens com uma velocidade de obturação lenta. Via: Diy Photography

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.