Modelos com Síndrome de Down são destaque em projeto fotográfico de moda
Enquanto o coreógrafo israelense Daniel Vais trabalhava no projeto britânico Culture Device Dance Project, voltado apenas para pessoas com Síndrome de Down, surgiu a ideia de montar o projeto Radical Beauty. Mais de 60 fotógrafos já passaram pelo projeto, realizando belíssimas imagens de fotografia de moda com uma comunidade incrível de modelos com Síndrome de Down.
As imagens criadas chegam quebrando o preconceito. As fotografias são fortes e inquietantes. “Eu não queria necessariamente imagens agradáveis para o público”, conta Vais ao The Guardian. Ele acredita que as pessoas com Síndrome de Down não são vistas de forma empoderada como merecem.
O projeto tem como proposta ainda servir como uma documentação de pessoas com Síndrome de Down. 90% dos britânicos interrompem a gravidez quando descobrem a síndrome na criança por meio de testes mais sofisticados. A Islândia está praticamente erradicando a síndrome de Down da população. Nos EUA são 6.000 bebês que nascem com síndrome de Down a cada ano. A grande questão é que a Síndrome de Down não deve ser vista de forma negativa, o projeto busca transformar a visão preconceituosa do mundo, mostrando que eles também são capazes.
Fonte: The Guardian