Mistério desvendado: conheça a história por trás da foto da menina síria
Publicamos recetemente esta foto abaixo, onde uma menina síria que se rendeu ao achar de a câmera do fotógrafo era uma arma. A imagem impactante se espalhou muito mais rapidamente do que sua história. A BBC foi atrás da história real e a origem do clique, feito pelo fotógrafo Osman Sagirli.
De acordo com Sargili, a criança é uma menina chamada Hudea, de 4 anos. A imagem foi feita no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro de 2014. Hudea viajou ao campo com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama. Graças ao aspecto da lente utilizada na câmera, uma teleobjetiva, a menina pensou que aquilo era uma arma.
“Depois que eu tirei, eu olhei [para a foto] e percebi que ela [a criança] estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera”, disse Osman. Para o fotógrafo, imagens de crianças feitas em campos de refugiado são especialmente reveladoras. “Você sabe que há pessoas que foram desalojadas nos campos. Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm”, explica.
A imagem já havia sido publicada em um jornal da Turquia, chamado Türkiye, em janeiro deste ano. Na época, foi bastante compartilhadas nas redes sociais do país. Porém, só agora a imagem chegou aos olhos do mundo inteiro através da internet.
FONTE: UOL