Tendência

Mirrorless ou DSLR: entenda as vantagens e desvantagens de cada sistema antes de comprar sua próxima câmera

Há alguns dias publicamos um artigo aqui no iPhoto Channel, que gerou bastante debate, sobre por que um fotógrafo não deveria mudar agora para as câmeras mirrorless (se ainda não leu, clique aqui). Muitos fotógrafos ainda não entendem as vantagens e desvantagens de cada sistema e quando é o melhor momento para migrar de sistema. Por isso, para dar mais conhecimento para você fazer a escolha certa, agora vamos reproduzir um excelente artigo do fotógrafo Michael Sladek, onde ele aponta as vantagens e desvantagens de cada sistema: Mirrorless ou DSLR. Diz Michael no artigo:

“Mirrorless ou DSLR? Essa é a questão. Hoje, é um ótimo momento para ser fotógrafo, considerando a compra de uma nova câmera. Quer seja a sua primeira ou a vigésima primeira câmera, nunca houve tantas opções disponíveis, com tantos recursos e preços. E a primeira decisão que você precisará tomar sobre sua nova câmera é qual sistema de imagem você prefere: mirrorless ou DSLR?

Qual é a diferença entre mirrorless e DSLR?

Mirrorless ou DSLR: entenda as vantagens e desvantagens de cada sistema antes de comprar sua próxima câmera

Os nomes lhe darão praticamente a resposta. Uma DSLR usa um sistema de espelho para direcionar a luz da lente para o espelho e, em seguida, através de um prisma, que direciona a imagem para o visor óptico. Quando você está olhando pelo visor em uma DSLR, está vendo o que a lente está vendo. Quando o obturador é pressionado, o espelho vira para cima e para fora do caminho, e o obturador abre, expondo o sensor à luz da imagem.

O que é uma câmera Mirrorless?

Em uma câmera mirrorless, como o nome sugere, não há espelho. Em vez disso, este sistema de câmera conta com visores eletrônicos (EVFs) e / ou telas traseiras para mostrar a imagem antes de o obturador ser pressionado. Portanto, enquanto você vê o que a lente vê, você está vendo em uma tela eletrônica de alta resolução, em vez de um sistema óptico puramente passivo. Quando o botão do obturador é pressionado, o obturador mecânico abre e expõe o sensor à luz da imagem. Veja o gráfico abaixo que mostra a diferença dos dois sistemas:

Mirrorless ou DSLR: entenda as vantagens e desvantagens de cada sistema antes de comprar sua próxima câmera

Ao escolher entre mirrorless e DSLR, a escolha será determinada por suas preferências pessoais e prioridades fotográficas, já que ambos os sistemas oferecem excelente qualidade de imagem, desempenho e variedade em seus sistemas. Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, e entendê-las ajudará na sua decisão entre os dois sistemas.

Mirrorless ou DSLR: entenda as vantagens e desvantagens de cada sistema antes de comprar sua próxima câmera

Vantagens das câmeras DSLR

Visor ótico

Ver EXATAMENTE o que a lente vê é uma grande vantagem prática das câmeras DSLR, já que os visores ópticos funcionam bem em todas as condições de iluminação, especialmente em luz forte, onde os EVFs podem ter dificuldade para brilhar o suficiente.

História mais longa de desenvolvimento e maturidade

Esses sistemas foram continuamente atualizados com melhorias nos sensores, sistemas de foco e opções de lentes. Existem opções de corpo de câmera em quase todas as faixas de preço neste sistema.

Grande mercado usado para câmeras e lentes

Assim como no mercado de carros usados, grandes valores em corpos de câmera e lentes podem ser encontrados em modelos de corpos de câmera de uma ou duas gerações mais antigos. Além disso, existe uma grande variedade de lentes usadas disponíveis para quase todos os fabricantes.

Desvantagens das câmeras DSLR

Tecnicamente maduro

Embora isso possa ser uma vantagem, também significa que a maioria das melhorias principais e fáceis de encontrar no desempenho da câmera já foi descoberta. Os lançamentos recentes têm se concentrado em sensores de resolução mais alta, com poucas outras melhorias de desempenho.

Mais complexo mecanicamente

O mecanismo de espelho e os sistemas ópticos para direcionar a luz da lente para o visor envolvem mais componentes mecânicos que requerem engenharia cuidadosa e cara para permitir alto desempenho e durabilidade. Esses sistemas mecânicos aumentam o tamanho, o peso e o custo desses sistemas.

Recursos de vídeo não tão bem redondos e avançados

Devido à presença do mecanismo de espelho, uma DSLR deve operar em um modo espelho suspenso ao gravar vídeo, e isso requer um sistema de foco diferente e outros compromissos para o desempenho do sistema como uma câmera de vídeo.

É improvável que haja novos sistemas em um futuro próximo (alguma vez?)

A Sony não fabrica mais DSLRs, e a Canon e a Nikon não anunciaram ou fizeram rumores de planos para câmeras DSLR novas ou revisadas. O único fabricante que conheço que ainda está comprometido com DSLRs futuras é a Pentax.

Vantagens das câmeras mirrorless

Tende a ser menor / mais leve

Este foi um dos pontos de venda iniciais quando os sistemas mirrorless foram lançados pela primeira vez e, embora ainda seja um tanto verdadeiro, no minuto em que você adiciona uma lente zoom telefoto rápida a esses sistemas, qualquer vantagem de peso ou tamanho desaparece. No entanto, para aqueles que nunca precisam dessas lentes grandes, ou nunca precisam, eles têm a oportunidade de um sistema compacto e leve com lentes prime.

Mais silencioso

A falta de um mecanismo de espelho resulta em muito menos ruído mecânico ao tirar fotos. Minha esposa e eu estávamos fotografando um casamento na igreja algumas semanas atrás com nossas câmeras sem espelho, e depois o coordenador de casamentos do local disse que éramos os fotógrafos mais silenciosos e menos perturbadores que ela já experimentou.

Visor eletrônico com visualização de exposição e balanço de branco

A capacidade de ver exatamente como a exposição se parece significa que eu não estou mais surpreso com a exposição porque deixei a compensação de exposição ativada ou ao seguir uma atividade de um espaço claro para um espaço escuro e me esquecendo de ajustar a exposição. Esta pré-visualização da exposição é maravilhosa para aprender ou dar o salto para a exposição manual com confiança. Este é o recurso que mais aprecio nas câmeras sem espelho.

Melhores recursos de vídeo

A falta de espelho e o uso de visores eletrônicos e telas traseiras significa que as câmeras sem espelho são especialmente adequadas para criar conteúdo de vídeo sem comprometer os sistemas de foco ou visualização. A maioria das câmeras sem espelho são capazes de capturar vídeo 4K e a mais nova geração de câmeras está começando a oferecer recursos de gravação de vídeo 8K.

Muitos novos sistemas sendo desenvolvidos

A Sony parece lançar uma nova câmera sem espelho a cada duas semanas, e eles têm uma variedade de sistemas voltados para casos de uso exclusivos. A Nikon e a Canon estão se recuperando rapidamente e cada uma tem vários modelos de ponta, com cada uma antecipando o lançamento de um modelo sem espelho carro-chefe no próximo ano. A Fujifilm e a Panasonic continuam a expandir seus sistemas de lente e corpo de câmera, oferecendo opções alternativas para os “grandes 3”.

Opção de sensor de “formato médio”

Eu sei que disse que o tamanho da conversa do sensor era para outra hora, mas eu queria mencionar que se você estiver interessado em opções de sensor maiores do que full-frame, existem pelo menos dois sistemas sem espelho de “formato médio” disponíveis. Um é da Fujifilm e o outro é da Hasselblad. Ambos usam um sensor de 44 x 33 mm que é cerca de 30% maior do que o sensor de 35 x 23 mm em câmeras full frame. Apenas dizendo, está lá fora …

Adaptadores disponíveis para lentes antigas e vintage

Há uma grande variedade de adaptadores de lente originais e de terceiros viáveis ​​para converter lentes legadas do mesmo sistema ou lentes de sistemas diferentes, incluindo lentes de filme 35mm vintage. Com adaptadores de primeira parte para lentes DSLR legadas, você manterá o foco automático e as funções de medição. Alguns adaptadores mais caros de terceiros e de outras marcas também oferecem a capacidade de manter o foco automático e os recursos de medição, enquanto as opções de conversor mais baratas não têm esses recursos automáticos.

Desvantagens das câmeras mirrorless

EVF e tela LCD não são tão visíveis em luz forte

Esses sistemas eletrônicos muitas vezes não são brilhantes o suficiente para superar um dia ensolarado e algum tipo de cobertura ou método para bloquear a luz pode ser necessário para compor a foto.

Menor duração da bateria

Câmeras sem espelho são mais complexas eletronicamente e fornecem energia para o sensor e pelo menos uma tela o tempo todo. Quando isso é combinado com corpos relativamente menores, há menos espaço para uma bateria de alta capacidade, resultando em uma vida útil mais curta em relação a uma DSLR.

Mercado menor usado em câmeras e lentes

Devido à relativa novidade das câmeras sem espelho com paridade de recursos de câmera DSLR, o mercado de câmeras usadas de uma ou duas gerações é atualmente tão grande quanto o mercado de câmeras DSLR usadas.

Mirrorless ou DSLR?

Mirrorless ou DSLR: entenda as vantagens e desvantagens de cada sistema antes de comprar sua próxima câmera

Comecei esse debate comigo mesmo em janeiro de 2012, quando Trey Ratcliffe publicou uma postagem no blog intitulada “ DSLRs são uma raça em extinção – as câmeras de 3ª geração são o futuro. “Na época, eu estava usando uma Nikon D600 e pensei que não havia como mudar para uma tecnologia diferente que tinha tantas desvantagens (na época!) Que não compensavam suas vantagens no meu caso de uso. Dois anos depois, minha decisão mudou quando comprei um FujiFilm X-T1 em 2014, e agora não consigo me imaginar voltando para a tecnologia DSLR.

Claro, o debate entre mirrorless e DSLR continuará por um tempo, e a escolha do sistema é altamente pessoal. Eu realmente acho que todas as câmeras acabarão por ser mirrorless, já que faz sentido comercial para os fabricantes ter novos sistemas para vender, e ainda há muito espaço para melhorar os sistemas sem espelho para fornecer um incentivo de atualização geracional mais claro do que o disponível no sistemas DSLR maduros. Acho que a postagem do blog de Trey em 2012 estava correta e teremos apenas que esperar e ver quanto tempo levará para que isso seja finalmente verdade.


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *