À medida que as pessoas abandonam suas câmeras compactas para a facilidade de seus smartphones, a indústria busca formas de manter seu mercado relevante. Uma das alternativas são as cameraphones, híbridos de câmera e smartphone. A Panasonic surpreendeu no seu último lançamento, a Lumix CM1. Apresentado na Photokina 2014, o aparelho pode ter a melhor câmera de smartphone já criada, com sensor de 20 megapixels (sete vezes maior do que os sensores médios de smartphones, resultando num melhor desempenho em pouca luz) e lente de 28mm f/2.8 Leica DC Elmarit.
Todos os controles de exposição podem ser alterados manualmente e há um anel físico de controle em volta da lente. O equipamento grava vídeo em 4K, possui nível de ISO regulável até 25.600 e suporte para fotos Raw, um recurso essencial para quem faz pós-processamento de imagem. A Lumix CM1 vem com Android 4.4 KitKat, processador Snapdragon 801 quad-core de 2,3 GHz, tela de 4,7 polegadas (1080p), 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna, com slot para cartão microSD de até 128 GB e bateria de 2.600 mAh.
Por enquanto, o cameraphone só será vendido na França e na Alemanha, por 900 euros (cerca de R$ 2.725), mas os amantes de fotografia com smartphones devem ficar atentos à novidade.
Fonte: DIY Photography.