A Kodak acaba de lançar sua mais nova câmera digital com impressão instantânea, a Printomatic. Funcionando como uma câmera instantânea, ela é diferente das convencionais: não utiliza filme de revelação instantânea, mas sim uma impressora. Ela traz ao papel fotos coloridas em alta qualidade logo após o momento fotografado. É um sistema semelhante ao da Polaroid Snap.
“A solução ideal para a captura e compartilhamento de impressões vibrantes instantaneamente”, diz a Kodak.
A empresa anuncia a Kodak Printomatic como uma câmera contemporânea com um excelente equilíbrio entre as tecnologias digital e analógica. Nos quesitos técnicos, a Printomatic traz uma resolução máxima de 10 megapixels, o que é mais do que o suficiente para uma pequena impressão de 5×7,5cm proporcionada pelo papel fotográfico Zink. O Zink, ou “Zero Ink” (Zero Tinta, em inglês), é uma tecnologia especial com cristais de corante ativados pelo calor. As imagens também podem ser salvas em um cartão microSD. Ela possui também flash embutido que é acionado automaticamente quando há pouca luz.
As impressões possuem adesivo para quem quer colar seus momentos especiais por aí, e são resistentes à água e à lágrima – caso você se emocione daqui a um tempo olhando para uma foto antiga. O design “bonitinho” da câmera lembra um pouco o antigo ícone do Instagram e ela está disponível em cinza ou amarelo.
A Kodak Printomatic estará disponível final de setembro de 2017 e custará US$ 70. O kit inicial vem com um pacote de 10 folhas de papel fotográfico Zink e um cartão de memória.