Tendência

Instagram está testando um feed em tela cheia igual ao do TikTok

A obsessão do Instagram em imitar os recursos do TikTok está chegando em níveis extremos. E para quem não estava nada feliz com a “tiktokzação” do aplicativo de Mark Zuckerberg, não vai gostar de saber de que o Instagram está testando um feed em tela cheia que imita o design do concorrente.

O novo feed em tela cheia foi anunciado no Instagram pelo próprio Mark Zuckerberg. “As fotos ainda são uma parte importante do Instagram, e estamos trabalhando em maneiras de melhorar a maneira como elas aparecem em um feed de tela cheia também. Algumas pessoas começarão a ver este teste em breve. Ansioso para ouvir seu feedback!”, disse Zuckerberg.

Apesar do comentário de Zuckerberg sobre que as fotos ainda são uma “parte importante do Instagram”, em julho do ano passado, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que o Instagram “não era mais um aplicativo de compartilhamento de fotos” e que se concentraria em vídeo, já que era a principal maneira de manter usuários engajados.

Por isso, a afirmação de Zuckerberg parece mais uma cortina de fumaça para não ficar evidente a clonagem do Instagram num TikTok. A verdade é que a maioria das atualizações do Instagram se concentrou em vídeo e compras, enquanto muito pouco foi priorizado para fotografia. Com um feed em tela cheia e com a recente mudança dos “Reels” para 90 segundos e sua aparição também no Feed está mais que claro que a ideia imitar o rival e manter os usuários mais tempo dentro da plataforma.

Não satisfeito em copiar o design e os recursos do TikTok e colocar no Instagram, agora também o Facebook planeja fazer o mesmo. O desespero com a dominância do TikTok está fazendo com que o Facebook renove seu algoritmo de feed para priorizar postagens recomendadas em vez de conteúdo postado de contas que as pessoas seguem. Ou seja, tanto o Instagram como o Facebook estão no caminho de se tornarem TikToks.

Artigos relacionados