IMS lança livro sobre a revista O Cruzeiro

O Instituto Moreira Salles (IMS) lança, no dia 6 de fevereiro, o livro As origens do fotojornalismo do Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960). A publicação, que acompanha a exposição de mesmo nome, em cartaz no IMS-SP até dia 31 de março, investiga o início do fotojornalismo no Brasil, tendo como referência a produção dos fotógrafos que atuaram na revista O Cruzeiro nas décadas de 1940 e 1950. Helouise Costa, docente e pesquisadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), e Sergio Burgi, coordenador do acervo de fotografia do IMS, são organizadores desse projeto que une uma extensa pesquisa acadêmica em torno da revista O Cruzeiro ao vasto acervo do IMS.

Em São Paulo, o lançamento terá uma mesa-redonda às 19h aberta ao público com os organizadores da publicação e o fotojornalista Flávio Damm (fotógrafo que trabalhou para a revista), o antropólogo Fernando de Tacca e o pesquisador Fernando Morgado.

O IMS lança também uma página de seu site dedicada ao conteúdo de As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro. Além das fotografias presentes na mostra e no livro, o público poderá ter acesso a depoimentos de fotógrafos que fizeram parte da história do fotojornalismo no Brasil, como Luiz Carlos Barreto e Flávio Damm (que trabalharam em O Cruzeiro), e Walter Firmo e Evandro Teixeira (que fazem uma análise do fotojornalismo após a revista). O site terá ainda uma entrevista em vídeo com Maria Ivanira, musa de um famoso ensaio do fotógrafo José Medeiros, e outro vídeo, inédito, de Enrico Bianco, responsável pelo aspecto gráfico de muitas páginas de O Cruzeiro.

Artigos relacionados