A XPan foi a primeira câmera Hasselblad de filme 35mm capaz de fotografar com negativos panorâmicos ultra-amplos. Nesta semana, a empresa sueca anunciou o lançamento de um adaptador que permite aos proprietários da XPan montar suas lentes antigas na câmera mirrorless de médio formato X1D.
“O novo adaptador de lente XPan fala sobre dois aspectos principais da Hasselblad, nosso dinamismo para inovar e impulsionar a tecnologia de médio formato como a X1D e também sobre o nosso respeito pelo legado de equipamentos que muitos fotógrafos ainda confiam atualmente. Esse adaptador é a fusão dessas ideias e é isso que torna esse anúncio tão excitante”, disse Ove Bengtsson, Gerente de Produto.
O adaptador é puramente mecânico e não transfere os dados da lente para a câmera. Ele é projetado para aceitar as lentes XPan de 30mm, 45mm e 90mm da Hasselblad e também as lentes da Fujifilm TX-1 e TX-2. Os ajuste de abertura e de foco devem ser feitos manualmente.
Os clientes que utilizam o novo adaptador de lente XPan são aconselhados a atualizar o firmware da sua X1D para a versão 1.20, lançada em 19 de dezembro de 2017. A atualização também inclui um novo modo de corte selecionável que apresenta as proporções clássicas do sistema XPan.
O adaptador está previsto para chegar ao mercado em meados de janeiro pelo preço de US$ 180. A empresa diz que também planeja fazer um adaptador que permita que as lentes do sistema V sejam usadas na X1D, mas não revelou quando esse adaptador pode ser lançado.