Acessórios Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

GoPro: a câmera mais versátil do mundo

Versátil, compacta, discreta, leve, resistente e com alta qualidade de filmagem. Essas foram as características que levaram Raul Leite e André Fernandes a adquirirem uma GoPro. Ainda, se comparada a uma DSRL, o valor do investimento é bem baixo (entre 400 e 200 dólares, em média).

Raul, morador de São Paulo, começou a trabalhar com o equipamento em fevereiro de 2012, registrando suas voltas de longboard por onde quer que fosse. Foram nesses passeios que ele fez filmagens de quedas em ladeiras, de dias lindos e, também, dos chuvosos. Tudo isso sem medo dos impactos ou infiltrações na câmera. As facilidades para vivenciar essas experiências são garantidas pelos acessórios que acompanham a GoPro: caixa estanque (que protege da água e de impactos), base para fixar, case, base aparafusável e suporte de sucção. Esses objetos complementares, dependendo do modelo da câmera, acompanham o kit e outros ainda podem ser comprados separadamente.

Modelo Hero3 da GoPro (foto: Divulgaçã)

A primeira GoPro foi a Hero. Hoje, já é possível adquirir uma das edições da Hero3: a White Edition, Silver Edition e Black Edition. Se comparada com as primeiras Hero, os novos modelos melhoraram muito na qualidade de captação. Porém, existem diferenças técnicas dentro desses lançamentos. A White é a mais barata entre as três (R$ 200)e tem a qualidade de 5 megapixels para fotografias. Já a Black, apesar de ser o dobro do preço, trabalha com 12MP (veja aqui outras comparações entre as três câmeras.

Independente do modelo, e as diferentes configurações, a GoPro pode ser definida como uma câmera que faz filmagens de alta qualidade (desde de WVGA até full-HD) em qualquer lugar, até mesmo nas profundezas de um oceano. Por isso, é popular entre praticantes de esportes radicais. Mas André alerta que não é tão simples assim fazer vídeos sensacionais. “Ela abre muito e seu dedo pode aparecer a qualquer momento se não cuidar. Além disso, por ser leve e pequena, ela treme muito”. Raul acrescenta que você precisa fazer takes criativos ou compensar com uma boa edição.

Há fatores que influenciam na qualidade das capturas, sendo eles a quantidade de luz, distância focal e cores. O Frame Rate (quadros por segundo), no caso da Black Edition, é excelente, fazendo até 15qps a 4K, possibilitando fazer um slow motion de alta qualidade, ou até mesmo retirar frames da filmagem, para usar como fotografia.

Além de filmar, a GoPro possibilita ser usada como uma câmera compacta. As capturas das fotos são feitas no modo automático, com a opção de usar um timer com 10 segundos. Além das fotos únicas, há uma programação que permite efetuar um disparo em um intervalo pré-programado de 2, 5, 10, 30 ou 60 segundos, o que possibilita a criação de Timelapse. André Fernandes teve algumas experiências com essa técnica. Veja uma de suas produções neste vídeo.

A GoPro gosta de chamar seu produto de “a câmera mais versátil do mundo”. Veja neste vídeo da Hero Black uma amostra do que ela pode fazer:

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário