Google e Mozilla trabalham em novo formato de imagem superior ao JPEG
No ano passado, a Apple reduziu dramaticamente os tamanhos de arquivos de imagens, permitindo que os usuários do sistema iOS armazenassem o dobro de fotos em seu iPhone. Agora, Google, Mozilla e outras empresas formaram um grupo chamado Alliance for Open Media e estão trabalhando em uma nova tecnologia de compressão de imagem chamada AV1.
A expectativa é de que o novo formato crie arquivos ainda menores e com maior qualidade que a solução utilizada no iPhone. Em testes, as imagens são 15% menor do que o formato de fotografia HEIC da Apple, disse Tim Terriberry, engenheiro de pesquisa da Mozilla trabalhando no projeto, ao site CNet. O projeto ainda é jovem, mas tem uma forte lista de aliados e parece ser um forte candidato para superar o JPEG.
“Parece uma completa tolice ainda estarmos confiando na tecnologia de compressão de 20 anos atrás”, disse Kelly Thompson, gerente geral da 500px. “Os equipamentos que estamos usando para capturar e exibir imagens agora são superiores aos limites do JPEG.”
Por muito tempo, o JPEG tem sido o tipo de compressão mais usado, porém, encontra-se defasado, uma vez que as fotos atuais vão além dos limites do retângulo-de-pixels. A ideia por trás do AV1 é criar um tipo de compressão mais avançada, que considere a evolução das câmeras fotográficas nos últimos anos e proporcione, além de arquivos menores, imagens com maior gama de cores e alcance dinâmico.
Ainda não há previsão de quando o novo formato será lançado no mercado e apesar da expectativa, o grupo diz estar focado primeiramente no lançamento do AV1 para vídeos.