No começo deste ano, a Google removeu o botão “Ver imagem” nos resultados do seus seu sistema de pesquisa por imagem, na tentativa de reduzir o uso indevido de fotos. Agora, a empresa está adicionando outra alteração, na tentativa de proteger os direitos autorais dos criadores de conteúdo. A partir de hoje, a Google começará a adicionar metadados com informações de crédito do criador nas imagens exibidas por meio da pesquisa de imagens.
Conforme explicado no blog do Google, “é difícil saber quem é o criador de imagens na web e quem pode ser o proprietário dos direitos”. É por isso que a Google incluirá os metadados relacionados a direitos nas imagens do google. Você poderá acessá-los sempre que eles estiverem presentes em fotos, e tudo o que você precisa fazer é clicar no link “Créditos da imagem”. O Google escreve que essa mudança começa hoje e, nas próximas semanas, os metadados do aviso de direitos autorais também serão adicionados.
A Google já havia sido processada por fotógrafos e sites, que alegam ter suas fotos “roubadas” por pessoas que usam o sistema de pesquisa por imagem. A mudança foi planejada em uma tentativa de reduzir isso, obrigando que a pessoa pelo menos acesse o site de origem. No ano passado, a Getty Imagens apresentou uma reclamação na Comissão Européia acusando a Google de promover a pirataria porque seus resultados de pesquisa incluíam imagens em alta resolução.
Foto: Serviço de pesquisa do Google em um iPad Pro por Denys Prykhodov/Shutterstock