Tendência

Fujifilm é proibida de vender o filme Velvia 100 nos EUA

A Fujifilm anunciou que não poderá mais vender o filme Velvia 100 nos Estados Unidos porque há um produto químico proibido pela Agência de Proteção Ambiental (EPA). Segundo a nota oficial divulgada pela Fuji, a Lei de Controle de Substâncias Tóxicas (TSCA), proibiu no país, desde 8 de março de 2021, o uso e a venda de produtos com fenol químico, fosfato isopropilado (3: 1).

Uma quantidade de menos de 0,0003% de fenol químico, fosfato isopropilado (3: 1), estão presentes nas camadas dos filmes FUJICHROME Velvia 100 Professional. A Fujifilm diz que essa quantidade não representa risco para o meio ambiente. Porém, em função da nova regulamentação a Fuji irá descontinuar o filme. Contudo, a Fuji informou que qualquer fotógrafo que adquiriu o Velvia 100 Professional dever ler com atenção essa Folha de Dados de Segurança.

filme Fuji Velvia 100 é proibido de ser vendido nos Estados Unidos
filme Fuji Velvia 100 é proibido de ser vendido nos Estados Unidos

“Como líder global em imagem, a Fujifilm está comprometida em agir de forma sustentável e em conformidade com todas as regulamentações do país. Como tal, a Fujifilm descontinuará o filme FUJICHROME Velvia 100 Professional nos EUA com efeito imediato a partir de 6 de julho de 2021”, afirmou a empresa.

O Velvia 100 foi lançado em 2005 e atraiu milhares de fotógrafos analógicos por ter cores mais vivas, uma saturação intensa, melhores tons de pele e grãos superfinos. No Brasil não há nenhuma proibição de sua venda e ele está disponível em algumas lojas online por quase R$ 500 um kit com 5 rolos de 36 fotos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *