Fotos inéditas de John Lennon e Yoko feitas por fotógrafo brasileiro são expostas no Rio de Janeiro
Luiz Garrido é considerado um dos fotógrafos mais importantes do Brasil. E como retratista, com certeza, está entre os melhores do mundo. E agora ele vai expor fotos inéditas de John Lennon e Yoko Ono durante sua lua de mel na famosa campanha pela paz “Bed-In for Peace“.
Em 1969, Garrido tinha apenas 24 anos e estava apenas começando na fotografia quando teve uma sacada de mestre para chamar a atenção do icônico casal e fotografá-los durante sua lua de mel durante 12 dias em Paris, Amsterdã e Londres. Mas como um fotógrafo iniciante conseguiu essa oportunidade de ouro de fotografar o casal na intimidade?
Quando Garrido soube que John Lennon e Yoko estavam em Paris curtindo a lua de mel, ele simplesmente montou acampamento na frente do hotel onde eles estavam hospedados. Depois de três longos dias de espera e sem conseguir nenhuma foto relevante do casal, ele bancou o louco e desenhou um buquê de flores em um pedaço de papel e pediu para um recepcionista do hotel entregá-lo para John Lennon. “Se não quiserem fazer as fotos, fiquem com as flores”, dizia o bilhete.
Para a surpresa e sorte de Garrido, pouco tempo depois, o recepcionista voltou e disse que John Lennon tinha liberado a sua subida até a suíte do casal. “Uma das regras básicas do fotojornalismo é: fotógrafo não pode ficar amiguinho de fotografado. Pedir para fazer selfie, então, nem pensar! Eu estava lá como fotógrafo e não como tiete. Até porque eu até curtia os Beatles, mas gostava mesmo era de jazz”, contou Garrido sobre seu comportamento diante do John e Yoko.
Quando Garrido terminou a sessão de fotos, John Lenno perguntou: “Vocês vão para Amsterdã?”. John e Yoko pretendiam fazer um protesto diferente contra a guerra do Vietnã e uma campanha pela paz durante a continuidade de sua lua de mel. Garrido não hesitou e fotografou o casal durante um dia inteiro na Holanda com exclusividade, na famosa campanha Bed-In for Peace (“Na Cama pela Paz”, em livre tradução).
“Todo mundo com flash de última geração e eu com uma maquininha de merda. Mesmo assim, guardo aquela Nikon F até hoje”, lembrou Garrido. Como a campanha permitiu que qualquer jornalista ou fotógrafo entrasse no quarto do casal, a princípio Garrido não teria fotos exclusivas. Mas quando todos os profissionais de imprensa se preparavam para ir embora, Yoko simplemente disse para Garrido e para o repórter Carlos Freire: “Vocês podem ficar!”, e serviu chá para os dois. Veja a foto abaixo:
De Amsterdã, John e Yoko seguiram para Londres e Garrido foi convidado para ir junto. Na capital inglesa, Garrido fotografou o casal durante dez dias. Garrido chegava às oito da manhã e ia embora somente às oito da noite. Entre outros registros, capturou John Lennon tocando Give Peace a Chance ao piano, assistindo a uma entrevista sua na TV britânica e recebendo a visita do baterista Ringo Starr.
Segundo Garrido, ele fez entre 380 a 400 fotos de John e Yoko. As fotos coloridas foram vendidas para a revista Manchete e as fotos em preto e branco, Garrido guardou até agora. “Em 1998, quando a Yoko Ono veio ao Brasil, enviei uma foto por fax. Ela lembrou da reportagem e quis comprar o material. Mas, na época, achei que não valia a pena. Hoje em dia, eu até venderia os negativos, mas, só se fosse para alguma instituição cultural”, disse o fotógrafo.
Vinte e sete dessas fotos exclusivas serão exibidas na exposição “John Lennon e Yoko Ono — Honeymoon for Peace”, na Galeria Samba Arte Contemporânea, no Fashion Mall, no Rio de Janeiro. A exposição será aberta hoje (14/09 e vai fica aberta até o dia 25 de setembro. No próximo sábado, dia 17, Garrido fará também um bate papo com o público, às cinco da tarde.
Samba Arte Contemporânea. Fashion Mall. Estrada da Gávea 899 – 2º piso – loja 231, São Conrado, de segunda à sexta das 12h/20h e domingos e feriados das 14h/20h. Grátis. De 15 a 25 de setembro.