Fotos icônicas são refeitas em seus locais originais
O fotógrafo Steve Birnbaum está recriando fotos icônicas da história da música refazendo imagens de músicos e bandas no local exato onde foram feitas originalmente. O projeto, que começou em 2010, já recriou quase 600 fotos com Steve trabalhando na captação quase 150 dias por ano. Entenda neste post como ele faz todo o processo.
“Fui inspirado por um fotógrafo que estava misturando fotos de guerra com os locais reais de hoje [que ele encontrou em um tablóide britânico]. Comecei o projeto em 2010, trabalhando a partir de fotos de família com o mesmo conceito de combiná-las com os locais em que foram tiradas”, disse o fotógrafo sobre como iniciou o projeto.
O processo para recriar as fotos consiste, primeiro, em Steve selecionar uma foto antiga de algum músico ou banda e depois rastrear o local exato onde foi tirada. O próximo passo é ir pessoalmente até o local, posicionar e alinhar precisamente a foto antiga impressa ao local na imagem.
“O tamanho das fotos variam em tamanho de 10×15cm a 20×25cm, e eu sempre procuro a melhor qualidade de imagem antes de imprimi-las. Se a única imagem disponível for de baixa resolução ou tiver uma marca d’água que impeça a fotografia, não a usarei”, disse o fotógrafo.
Depois de localizar uma foto em boa qualidade, Steve imprime a imagem em cartolina não muito grossa para ter um pouco de flexibilidade para dobrar, combinar e encaixar a fotografia no cenário real onde foi feita originalmente.
Como o fotógrafo precisa segura e manusear a foto impressa com uma mão e com a outra segurar a câmera fotográfica, Steve que fazer uma mudança de equipamento. “Comecei a usar uma Canon 5D Mark IV, mas achei muito complicado segurar a foto na minha mão e a câmera [grande e pesada] na outra. Então, mudei para um iPhone 11 com um acessório de lente Manfrotto 18mm e usei isso daqui para frente. Usar o iPhone também me ajuda a descarregar a foto mais rapidamente e torná-la mais ‘instantânea’ e acessível à plataforma social. Sim, faço upload direto do meu iPhone para o Instagram”, contou o fotógrafo. Veja abaixo algumas fotos icônicas recriadas por Steve Birnbaum.