Tendência

Fotógrafa processa Guns N’ Roses por violação de direitos autorais

O Guns N’ Roses e seu empresário estão enfrentando uma ação judicial movida pela ex-fotógrafa da banda, Katarina Benzova. Ela alega que a banda violou seus direitos autorais e que o empresário a assediou sexualmente.

Katarina Benzova trabalhava com a banda desde 2010, fazendo a cobertura fotográfica em 364 shows. Porém, em novembro de 2022, logo após ser demitida, ela entrou com um processo na justiça contra a banda. Segundo seu processo, os Guns N’ Roses reproduziram, exibiram e venderam suas fotos sem permissão, inclusive alterando algumas imagens para encobrir as violações.

A fotógrafa Katarina Benzova | Foto: David Surowiecki

O empresário da banda, Fernando Lebeis, também enfrenta acusações sérias. Benzova afirma que ele a intimidou, assediou sexualmente, abusou verbalmente e a manipulou por vários anos. Alega ainda que Lebeis cortou seu salário sem aviso, a forçou a custear viagens e a colocou em acomodações inadequadas.

Guns N’ Roses negam a violação dos direitos autorais

Os Guns N’ Roses negam veementemente todas as alegações, chamando-as de “categoricamente e inequivocamente falsas”. Eles afirmam que a fotógrafa assinou contratos de “trabalho por aluguel” em várias turnês, transferindo a propriedade total das fotos para a banda. Em outubro, antes mesma da ação de Benzova, a banda a processou preventivamente, argumentando que os contratos assinados negam suas reivindicações de propriedade dos direitos autorais.

“Katarina Benzova foi inicialmente contratada para fornecer serviços fotográficos para o Guns N’ Roses em 2010. Ela trabalhou com a banda por 12 anos, sendo paga e tratada excepcionalmente bem. Somente após interrompermos seus serviços em 2022 é que ela tentou reivindicar a propriedade de fotos que seu contrato afirma serem da banda. Levamos isso muito a sério, mas todas as evidências mostram que essas acusações são falsas. Esta ação na justiça por parte dela vem depois que a banda iniciou um processo contra a Sra. Benzova por afirmar falsamente a propriedade das fotos da banda”, disse um representante dos Guns N’ Roses num comunicado.

O QUE VEM A SEGUIR

O desfecho do processo entre Guns N’ Roses e a fotógrafa dependerá de vários fatores, incluindo a interpretação de contratos, a força das evidências sobre direitos autorais e as alegações de abuso. Estratégias legais, influência da jurisdição e precedentes também desempenharão papéis importantes. A decisão final estará nas mãos do tribunal, que avaliará os acordos, evidências e normas legais aplicáveis ao caso.

Quem é a fotógrafa Katarina Benzova

Depois de uma década trabalhando ao redor do mundo como modelo, as ambições de Katarina Benzova finalmente superaram as passarelas, despertando uma necessidade mais profunda de redescobrir a si mesma e ao resto do mundo do outro lado das lentes.

Kat começou sua carreira profissional na fotografia como fotógrafa da turnê do Guns N’ Roses em 2010, e desde então se tornou uma das fotógrafas de rock mais procuradas do mundo, trabalhando com músicos lendários, incluindo AC/DC, Aerosmith, KISS, Def. Leppard, Whitesnake, Ozzy Osbourne, Anthony Kiedis, Courtney Love e inúmeros outros nomes conhecidos. 

Recentemente nomeada a mais nova embaixadora da Leica, Kat apresentou seu trabalho em inúmeras exposições em todo o mundo, inclusive no Festival de Cinema de Cannes e na exposição KISS ao lado das lendas Neil Preston, Bob Gruen e Lynn Goldsmith. Suas impressões de belas artes estão disponíveis na lendária Morrison Hotel Gallery e no The Rock Photography Museum. 

Ela dedicou seu tempo e criatividade a uma série de causas nobres e, em 2017, estabeleceu sua própria fundação, a MISSION 11, que produz campanhas e serviços fotográficos para organizações de caridade, incluindo Animals Asia, Janie’s Fund, The Wolf Conservation Center e DoVE Project. Essas campanhas apresentaram talentos de estrelas de Jason Momoa e Axl Rose a Simon Le Bon, Matt Lucas e Steve O, entre muitos outros. 

Seu trabalho pode ser visto em anúncios da Maserati, Gibson Guitars, Fender, Monster Energy, Leica Camera, Live Nation e Hard Rock Hotels, e em algumas das publicações mais proeminentes, incluindo LIFE Magazine, Rolling Stone, Vogue e Billboard.

Artigos relacionados