77% das fotos de bebês dormindo mostram eles em espaços inseguros e com risco de morte, diz estudo
A maioria dos fotógrafos que fazem fotos de bebês não pensam duas vezes em colocar na cena elementos fofos, como um cobertor, um brinquedo ou até mesmo registrar um momento de ternura entre mãe / pai e filho. Porém, o que muitos não sabem é que através dessas fotos de bebês está se normalizando o que é considerado uma prática perigosa, que coloca em risco à vida dos bebês, segundo um recente estudo nos Estados Unidos.
Segundo o BabyCenter, que analisou 500 fotos de bancos de imagens, como Shutterstock, iStock e Getty Images, 77% das imagens mostram os bebês em uma posição que os coloca em risco de morte súbita infantil inesperada (SUDI).
O estudo descobriu que o problema mais comum visto nas fotos de bebês dormindo é vê-los dormindo com algo no berço, como um cobertor (35%), um travesseiro (18%) ou brinquedos macios (16%). Os bebês também são frequentemente mostrados dormindo fora de um berço ou em uma cama de adulto (12%). Em 12% das fotos, um bebê aparece dormindo de bruços ou de lado.
Agora, talvez você esteja se perguntando mas qual o problema disso para os fotógrafos se, geralmente, são os pais que colocam os bebês nessas condições e decidem isso? Sim, na maior parte das vezes são os pais os responsáveis por determinar o ambiente onde o bebê dorme. Primeiramente, óbvio, que a maioria dos pais não sabem dos riscos que colocam seus bebês ao inserir cobertores, travesseiros ou brinquedos dentro dos berços. Então, cabe-nos orientá-los toda vez que encontrarmos essa situação e também criar posts nas redes sociais alertando sobre isso.
Em segundo lugar, muitos fotógrafos quando encontram um berço sem nenhum acessório fofo, geralmente, para fazer uma foto mais rica em detalhes, acaba adicionando esses elementos para embelezar a composição de suas fotos. Segundo o estudo, nem pais, nem fotógrafos devem fazer isso para não estimular para outras pessoas uma prática que põe em risco os bebês.
“Suspeito que a maioria das pessoas que vêem ou usam essas fotos não percebem que estão exibindo práticas de sono inseguras dos bebês… Fiquei surpreso ao descobrir quão comuns são as imagens de sono inseguro (publicadas em sites de fotografia e redes sociais)”, disse o Dr. Olufunke Afolabi-Brown, médico pediátrico do BabyCenter.
Então, nas suas próximas fotos de bebês dormindo lembre-se desses cuidados e evite propagar essa cultura visual que coloca em risco a segurança dos bebês e oriente os pais também. Se precisar de algumas fotos como referência, o BabyCenter forneceu um álbum de imagens isentas de royalties que mostram bebês dormindo em um ambiente seguro.
Ajude o iPhoto Channel
Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Então, se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp).