Fotolivro reúne imagens da etnia Kuikuro

Há mais de 10 anos, a fotógrafa documentarista Rita Barreto vem acompanhando os índios do Alto Xingu, conhecendo e retratando sua cultura e seus costumes. Agora, a fotógrafa lança seu primeiro fotolivro, contando através de um olhar delicado, sensível e profundo, a história dessa etnia indígena.

Durante todos os meses de abril, entre 2004 a 2018, Rita fotografou a tribo Kuikuro, utilizando câmeras que vão do filme ao celular, na Toca da Raposa, em Juquitiba/SP, também em idas para o Xingu. Um trabalho sensível que, para a fotógrafa, está além do clique. Tem a ver com admiração e respeito.

“O Xingu é a casa deles. Lá o respeito deve ser muito maior. Você só entra na oca se for convidado, só fotografa se te permitirem.”

Intitulado “Kuikuro”, o primeiro fotolivro da autora será publicado pela Editora Origem e impresso pela Ipsis Gráfica, através de uma campanha de financiamento coletivo no site Kickante, que vai até o dia 9 de dezembro. São 200 exemplares numerados, no formato 16×21, com 120 páginas e capa dura.

Foto: Rita Barreto

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *