Magnum – Contatos: aula de edição

Folha de contatos com as imagens feitas por Thomas Hoepker em 11 de setembro de 2001

A fotografia digital enterrou uma série de procedimentos típicos da fotografia de filme. Um deles por muito tempo serviu como ferramenta de edição e acompanhou os profissionais em sua escolha diária pela melhor foto: a folha de contatos. O método caiu em desuso, mas já serviu a grandes nomes, como mostra Magnum – Contatos (508 págs., R$ 190), livro que o Instituto Moreira Salles trouxe ao Brasil. O lançamento ocorre nesta terça (6), às 19h30, no Conjunto Nacional, em São Paulo.

Grupo de jovens no Brooklyn no dia 11 de setembro de 2001, foto escolhida por Thomas Hoepker

O lançamento será acompanhado por uma exposição, que permanecerá na loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, até 6 de janeiro. A mostra terá 39 imagens do livro (contatos e fotografias), de autoria de fotógrafos que fizeram a fama da mítica Agência Magnum ao longo do tempo: Henri-Cartier Bresson, Robert Capa, Philippe Halsman, Werner Bischof, Rene Burri, David Hurn, Thomas Hoepker, Paul Fusco, Josef Koudelka, Martine Franck, Ian Berry, Raymond Depardon, Stuart Franklin, Jonas Bendiksen, Paolo Pellegrin e Mark Power.

Organizado por Kristen Lubben, curadora do International Center of Photography (ICP) de Nova York, Magnum – Contatos apresenta 139 folhas de contatos que integram suas 435 imagens e revela como 69 profissionais dessa importante agência captaram e editaram suas melhores imagens ao longo de 70 anos de história, incluindo Bresson, Elliott Erwitt e Inge Morath, da “velha guarda” da Magnum, bem como representantes da mais recente geração: Jonas Bendiksen, Alessandra Sanguinetti e Alec Soth.

O livro é organizado cronologicamente (da década de 1930 a 2010) e reúne todos os formatos de filmes analógicos – padrão 35mm, panorâmicos e de tamanho maior, tanto em preto e branco como em cores. Os registros acompanham a ascensão da imprensa ilustrada e a profissionalização do fotojornalismo, o apogeu das grandes revistas do século 20, passando pelas coberturas de guerras, pelos ensaios com celebridades, fotografia de moda, de rua e o documentário social-humorístico. O livro também inclui credenciais de imprensa, cadernos de notas e páginas de publicações da época das fotos, inclusive das revistas Life e Picture Post. Acompanhando todo esse material, há textos escritos pelos próprios fotógrafos e por especialistas.

Além de celebrizar esse tradicional método de edição fotográfica, o livro mostra como foram escolhidas algumas das imagens mais importantes da História, e os critérios que embasaram essas escolhas. Entre os exemplos, temos o desembarque aliado na Normandia, em 1944, por Robert Capa; os distúrbios em Paris em maio de 1968, por Bruno Barbey; os retratos de Che Guevara, por René Burri; e de Malcom X, por Eve Arnold.

Segundo Martin Parr, fotógrafo da agência também presente no livro, Magnum – Contatos escreve o epitáfio das folhas de contatos – em letras douradas, pode-se dizer.

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