Após demissão, John H. White recebe prêmio

shootout8-800x531
John H. White, fotografado por Rob Hart: “Depois de tudo o que aconteceu, eu precisava disso”

O fotojornalista John H. White teve, enfim, motivos para sorrir. Após ter sido surpreendido no início do mês pela decisão do Chicago Sun-Times de demitir todo o seu departamento de fotografia em favor do uso de iphones, o desempregado vencedor do Prêmio Pulitzer foi notificado na terça-feira (27) que conquistara o prêmio da Fundação Lucie pela sua contribuição ao fotojornalismo.

O Lucie Awards é conferido anualmente a importantes contribuições no campo da fotografia. Conferido pela Lucie Fundation, cuja missão é promover a fotografia em nível mundial, o prêmio já foi dado a nomes como Eli Reed e Josef Koudelka.

White recebeu a notícia com emoção: “Quando estamos cumprindo nossa missão, nós nunca olhamos pelo retrovisor. Nós nunca paramos para pensar que talvez alguém aprecie nosso trabalho ou o que temos feito. E veio num momento… com todas as coisas que nós passamos ultimamente, eu realmente precisava disso. Eu acho que ainda estou emotivo por causa de tudo o que aconteceu [a demissão do Sun-Times], e isso me trouxe lágrimas aos olhos. Fez-me pensar: ‘Alguém se importa’. E, por isso, estou agradecido”, contou ao site da National Press Photographers Association (NPPA).

A cerimônia de entrega dos prêmios será dia 27 de outubro, no Carnegie Hall de Nova York. Na oportunidade, também serão homenageados os fotógrafos Lisa Kristine (EUA), Arno Rafael Minkkinen (Finlândia), Victor Skrebneski (EUA), Li Zhengsheng (China) e o editor alemão Benedikt Taschen.

Artigos relacionados