Fotojornalismo

Fotógrafa iraniana proibida de entrar em estádio sobe em telhado para cobrir jogo

Livro de fotografia

Parisa Pourtaherian é uma fotógrafa iraniana de 26 anos que tem paixão por esportes. O problema é que no Irã as mulheres são proibidas de entrar em estádios de futebol durante os jogos masculinos. Mas ainda assim, Pourtaherian tornou-se recentemente a primeira fotógrafa a registrar um campeonato nacional. Para isso, ela teve que subir no telhado de uma casa próxima ao estádio.

Segundo o jornal The Guardian, durante uma partida no estádio Vatani, na cidade de Ghaemshahr, no mês passado, Pourtaherian passou três horas procurando por uma casa com um telhado que oferecesse uma visão do estádio. Ela passou quase a primeira metade inteira da partida tentando convencer um proprietário a deixá-la subir no telhado, até que finalmente conseguiu.

Uma árvore entre o telhado e o estádio bloqueava parte da vista do campo, mas a posição lhe deu uma boa visão e Pourtaherian foi capaz de cobrir a partida entre os clubes Nassaji Mazandaran e Zob Ahan com uma teleobjetiva. Veja abaixo algumas das fotos que ela registrou:

Foto: Parisa Pourtaherian
Foto: Parisa Pourtaherian
Foto: Parisa Pourtaherian

Depois que os fotógrafos do sexo masculino no estádio tiraram fotos de Pourtaherian no telhado, as imagens tornaram-se virais nas notícias iranianas e nas mídias sociais, onde a participação de mulheres nas partidas de futebol masculino tem sido uma questão muito debatida. Recentemente, a fotógrafa Mona Hoobehfekr tornou-se a primeira mulher do Irã a trabalhar na cobertura de uma Copa do Mundo.

Parisa Pourtaherian

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário