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Fotógrafos abandonam sites e colocam negócio em risco

Todo dia são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google e seu site está abandonado e, por isso, atrai poucos clientes

Geralmente, o mercado age pelo efeito manada, ou seja, quando um conjunto de pessoas começa a fazer determinada estratégia, a grande maioria segue o mesmo caminho de forma automática, sem uma tomada de decisão consciente. Fazem por que os outros estão fazendo. É exatamente isso que aconteceu com a adesão em massa dos fotógrafos nas redes sociais, principalmente, no Instagram.

A presença no Instagram, obviamente, é necessária para um contato mais direto, pessoal e diário com os clientes, o que é excelente. Aqui no iPhoto Channel inclusive postamos várias dicas de como conseguir mais engajamento no Insta. Porém, a grande maioria dos fotógrafos adotou o Instagram como o seu único meio de divulgação e marketing abandonando completamente, por exemplo, a atualização e postagens de novos conteúdo no seu site. Mas qual é o problema disso se você consegue bons resultados no Instagram? Bem, vamos lá.

Fotógrafos abandonam sites e colocam negócio em risco
Foto: Shutterstock

Primeiro, a cada dia fica mais difícil de conquistar novos clientes no Instagram porque uma quantidade gigantesca de fotógrafos está todo dia lutando pela visibilidade do mesmo público, seja de maneira regional ou nacional. Aparentemente, a cada ano, o Instagram muda o algoritmo é restringe mais o alcance de suas postagens com o claro intuito de você fazer mais promoções pagas. Assim, ano a ano você terá que investir mais dinheiro para manter seus resultados.

Foto: Pexels

Essa contextualização não é para você deixar o Instagram, nada disso! Ao contrário, mantenha sua presença na rede social, mas entenda que depender apenas do Instagram pode ser um erro na sua estratégia de vendas e para atrair mais clientes. Agora, talvez você esteja pensando: “sim, está cada vez está mais difícil de atrair clientes no Insta. Mas o que posso fazer, então”.

O que você faria se precisasse contratar um fotógrafo?

Vamos pensar assim: se você fosse um cliente e precisasse contratar um fotógrafo de casamento, qual seria a primeira coisa que você faria para encontrá-lo? É muito provável que você fosse no Google e escreveria por exemplo: “fotógrafo de casamento” e colocaria o nome da sua cidade. Bingo! É exatamente isso que milhares ou milhões de pessoas fazem todos os dias. Segundo o Internet Live Stats, hoje, são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia no Google. E 84% dos usuários do Google realizam 3 ou mais pesquisas diárias.

Todo dia são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google e seu site está abandonado e, por isso, atrai poucos clientes através dessa poderosa ferramenta

Infelizmente, o Instagram não possui ferramentas de pesquisa tão específicas para procurar profissões e locais. A pesquisa do Instagram favorece a pesquisa pelo nome da pessoa ou empresa. Mas se você não sabe ou conhece a pessoa ou empresa, a pesquisa é bem limitada. Não acredita? Tente fazer um teste fazendo a pesquisa sugerida acima no Instagram e depois no Google. Assim, você vai entender mais claramente onde queremos chegar. Milhares de pessoas todo dia procuram fotógrafos para fazer fotos e ensaios no Google. O problema é que muitos sites de fotógrafos estão abandonados e, automaticamente, o Google não os mostra nos resultados das pesquisas porque entende que não são relevantes pois não são atualizados e não possuem as palavras certas que são procuradas.

Como fazer meu site aparecer no Google?

É verdade que muitos fotógrafos reclamam que seus sites não aparecem na primeira página do Google, o que diminui a chance de aumentar os acessos. Porém, para isso acontecer é necessário algumas ações básicas e contínuas. Não basta fazer um site, colocar seu portfolio, sua biografia e não fazer mais nada. Isso não vai funcionar. Por que? Simples, o Google vai melhorando o posicionamento do seu site conforme seus algoritmos percebem que você frequentemente atualiza seu conteúdo e descreve corretamente sua atividade ou especialidade.

Não basta fazer um site, colocar seu portfolio, sua biografia e não fazer mais nada. Você precisa escrever textos periodicamente com as palavras certas.

E aqui uma informação fundamental: não basta apenas colocar todo dia fotos novas no blog do seu site. O que mais o Google entende e reconhece para estabelecer sua importância são os textos. De maneira, geral o Google faz a indexação dos sites através de textos, seja em títulos, legendas ou palavras e frases. Ou seja, se você quer que o Google encontre seu site e posicione bem ele numa pesquisa como: “fotógrafo de casamento nome de sua cidade”, é necessário que você publique textos com dicas, relatos de eventos que já fez ou atributos das imagens que use essas palavras. Assim o Google começa a entender e reconhecer a sua importância e autoridade nesse assunto e vai te posicionar com base nesse conteúdo.

Fotógrafos abandonam sites e colocam negócio em risco
Foto: Pexels

Além disso, também é necessário fazer o SEO do site (leia mais aqui), ou seja, colocar essas palavras-chaves no título da página e uma Metatag, que é um resumo do conteúdo do seu site, por exemplo. Muitas empresas que fazem sites para fotógrafos, como a ePics (que foi criado por um fotógrafo), já deixa o SEO do seu site perfeito para o Google. Caso não seja o seu caso e você criou o site ou pagou alguém para fazer e colocar no ar é hora de você começar a trabalhar para mudar essa situação.

2 ferramentas gratuitas para analisar o seu site

E antes de terminar esse texto, quero deixar a sugestão de algumas ferramentas gratuitas que podem avaliar e mostrar como seu site está estruturado e o que você deve fazer para melhorar seu posicionamento. Ah, é possível, inclusive comparar a quantidade de acessos do seu site com o site de um concorrente. Eita! Deu até medo? É provável, mas bora enfrentar os dados e tomar atitudes para o bem do seu negócio. Vamos as ferramentas gratuitas para analisar o seu site:

SEO Analyzer – Se você quer mais tráfego de pesquisa, você só precisa seguir o relatório de análise do site. Ele vai apontar todos os erros de SEO que você precisa corrigir para aumentar seus rankings. Acesse https://neilpatel.com/br/seo-analyzer e digite o endereço do seu site para ter acesso ao relatório gratuito.

SimilarWeb – o SimilarWeb vai te ajudar a conhecer qual é o perfil dos visitantes do seu site, quais os conteúdos mais acessados e qual é a origem do acesso (orgânico, direto ou rede social). Outra função excelente é monitorar os concorrentes. Para isso, basta colocar o seu site e o do seu concorrente para fazer uma comparação e entender as diferenças no acesso e volume de visitas. Gostou? Então, acesse https://www.similarweb.com e coloque o endereço do seu site para ver a análise.

Bom, por hoje vou ficando por aqui. Espero que o artigo possa agregar, ser um pontapé inicial para melhorar seu site ou, ao menos, gerar uma reflexão sobre suas estratégias de divulgação. Sucesso sempre e até a próxima!

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