Fotógrafo registra declínio da News Corp

Ano passado, o império de comunicações de Rupert Murdock foi abalado pela descoberta de um escândalo envolvendo o tabloide londrino News of the World. Segundo se descobriu, funcionários do semanário teriam subornado policiais e grampeado telefones de pessoas do governo, de celebridades e até da família real. O caso respingou no diário The Sun, outro veículo da News Corporation de Murdock. Sobrou até para o assessor de comunicações do primeiro-ministro David Cameron, um ex-funcionário do grupo.

O caso decretou o fim do News of the World e o fechamento dos escritórios que a News Corp detinha no distrito de Wapping, região de East London, uma propriedade de quinze acres conhecida como Fortaleza de Wapping. O prédio foi posto à venda em setembro de 2011.

Alguns semanas atrás, o fotógrafo Tom Stoddart, que trabalhou para o Sunday Times, outra publicação do conglomerado, resolveu ver haviam ficado os escritórios após a evacuação do prédio.

Muitas das salas já não existiam, mas Tom percorreu a redação do The Sun e fez uma série de fotos do local. Para ele, foi esquisito encontrar o local abandonado e quieto. “Trabalhei em jornais e revistas toda a minha vida”, ele contou à reportagem da Quartz. “Uma redação é um lugar ocupado, dinâmico e excitante. Aquelas cenas eram completamente o oposto. Foi muito estranho e um pouco triste”, observou o fotógrafo inglês, atualmente comissionado pela Getty Images.

Artigos relacionados