Fotógrafo faz ensaio sensual com casais idosos

DSC_9258

Costuma-se dizer que o amor não conhece idade, e isso parece ser verdade para um grupo de experientes casais de Manaus (AM). Para marcar o Dia Nacional do Idoso (1° de outubro), vinte deles posaram para um ensaio… sensual. A iniciativa foi do Centro Estadual de Convivência do Idoso, do bairro Aparecida, na zona sul da capital amazonense. E o responsável pelas fotos, o paraense Chico Batata.

Quando recebeu a proposta da instituição, Chico, 40 anos de idade e 22 de fotografia, já estava escaldado. Ano passado, o centro havia encomendado um trabalho dessa natureza. Aí sim, naquela oportunidade, o fotógrafo que atua em Manaus tomou um susto: “Aceitei um convite que me deixou surpreso, que era para realizar um ensaio com mulheres da terceira idade em poses sensuais”, diz Chico, cujo trabalho como fotojornalista tem a Amazônia como foco. “Foi um grande desafio, porque nunca tinha feito nada desse tipo e tratar com mulheres idosas exige um grau de responsabilidade dobrado”, confessa.

O primeiro ensaio foi bem-sucedido e abriu caminho para o segundo, que ele batizou de IucanasToriba, expressão tupi-guarani que significa “laços de felicidade”. A ideia, segundo o paraense, foi derrubar a noção de que não há vida sexual após determinada idade.

DSC_0853

DSC_1058

chico-batata
Chico Batata: surpresa com o primeiro convite

“O casal de idosos na maioria das vezes é visto de forma recatada e resolvemos mostrar o outro lado, a intimidade de maneira sutil, mas que demonstrasse paixão, sensualidade e jovialidade”, explica Chico, que também afirma não ter tido problema para despir seus modelos, todos frequentadores do Centro de Convivência e cientes do trabalho anterior do fotógrafo.

“Não encontramos resistência. Pelo contrário, cerca de 100 casais queriam ter participado. Então, tivemos que realizar uma seleção por meio de um questionário aplicado por uma psicóloga para traçar o perfil de cada casal, incluindo como alguns dos critérios ter laços matrimoniais por muitos anos e vida sexual ativa. Assim, chegamos aos casais fotografados”.

O questionário também serviu para Chico eleger as locações, algumas na zona rural e outras na cidade. Foram necessários três meses para realizar todo o trabalho, que fica em exposição no Centro de Convivência do Idoso (R. Wilkens de Mattos, bairro Aparecida) até o dia 31 deste mês. Depois, passará pelos shoppings Plaza e Amazonas.

Satisfeito com o resultado, ele acredita que a iniciativa guarda importantes lições: “Esse trabalho nos faz refletir sobre como devemos tomar nossas decisões, pois quando somos jovens nos preocupamos somente com a beleza e esquecemos que existem coisas bem mais importantes, como o amor, companheirismo, amizade e paciência”, conclui.

HER_3433

HER_3366

DSC_7888

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Interessante o ensaio de fotos com casais que ainda mantem a jovialidade, mesmo sendo idosos. As fotos não são vulgares e transmitem alegria , felicidade, e harmonia entre os casais, apos tanto tempo juntos. gostei!!!!