Fotógrafo descobre uma maneira de enganar o algoritmo do Instagram e aumentar alcance de suas postagens

Desde que o Instagram disse que não é mais uma plataforma de compartilhamento de fotos, muitos fotógrafos ficaram decepcionados com os novos recursos que privilegiam os vídeos, especificamente, se você postar os Reels. Ou seja, se você postar uma foto estática em seu Feed ou Stories, o alcance será sempre bem menor do que um vídeo no Reels. Irritado com a perda do seu alcance, o fotógrafo Michael Amarico descobriu uma maneira de enganar o algoritmo do Instagram.

Ele postou um vídeo no YouTube chamado “I Broke Instagram”, em tradução livre ele diz algo como: “Eu quebrei o Instagram”. “O Instagram claramente quer que você poste Reels, e o Instagram claramente vai impulsionar mais seu trabalho se for um Reel, então por que não apenas dar a eles o que eles querem, mesmo se você está postando uma foto?”, afirmou Michael no vídeo.

O fotógrafo Michael Amarico descobriu uma maneira de enganar o algoritmo do Instagram

O que o fotógrafo começou a fazer é muito óbvio e simples, mas que a grande maioria das pessoas que postam fotografia não percebeu. Se o Instagram está dando mais alcance para os Reels, então poste suas fotos como Reels e use a preferência da plataforma a seu favor.

Na prática, Michael simplesmente converteu suas fotos estáticas em vídeos de 5 segundos para enganar o algoritmo do Instagram. “Eu fiz isso como um teste para ver se isso realmente me ajudava a crescer meu Instagram, e você acredita, conforme mostram as estatísticas, que realmente está funcionando”. Não por acaso, os Reels de Michael acabaram aparecendo na página de vídeos recomendados do Instagram. Veja abaixo um exemplo de uma postagem feita por Michael em seu Instagram:

Michael apenas pega uma foto, coloca no formato 16×9 e converte em um vídeo de 5 segundos. Sem nenhuma música ou efeito de animação. Nada! Apenas a foto. “Eu não quero que o Instagram seja um TikTok, eu pessoalmente amo o Instagram. Eu quero dar aos fotógrafos uma estratégia para voltar a postar fotos no Instagram. Nós amamos o Instagram, nós amamos postar fotos, e posso falar em nome de todos os fotógrafos, não somos fãs dos Reels [com vídeos com músicas e em movimento]”, explicou Michael.

E o fotógrafo têm toda razão. As novas mudanças do Instagram deram as costas para os fotógrafos e privilegiaram os criadores de vídeo. Mesmo tendo alcançado enorme sucesso sendo uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram está com medo e assustado com o crescimento e domínio do TikTok e tenta combater o concorrente usando a mesma ideia: vídeos (Reels).

Como os vídeos tem uma duração maior do que simplesmente ver uma foto estática, as pessoas ficam mais tempo dentro da plataforma, seja o TikTok ou Instagram. E quanto mais tempo você vendo os conteúdos, mas dinheiro as plataformas ganham dos anunciantes. No fundo as mudanças não são pensadas para beneficiar os usuários, nada disso! Eles servem para aumentar os lucros das plataformas.

enganar o algoritmo do Instagram e aumentar alcance de suas postagens
O fotógrafo Michael Amarico

Por isso, a estratégia do fotógrafo Michael Amarico é uma maneira criativa de enganar o algoritmo do Instagram e, mesmo sendo fotógrafo, continuar tendo uma boa visibilidade dentro da plataforma. Veja abaixo o vídeo postado por Michael. Ele tem pouco mais de 5 minutos, está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português. Também acesse seu Instagram e veja na prática como ele faz as postagens de fotos como Reels.

Artigos relacionados