Tendência

Fotógrafo comendo sozinho e isolado em casamento gera debate sobre tratamento aos profissionais

Muitas pessoas acreditam quer ser fotógrafo de casamento é algo glamuroso, mas a realidade não é bem assim. Além de trabalhar longas jornadas, que podem chegar até 15 horas, os fotógrafos também enfrentam, frequentemente, dificuldades para se alimentar. O fotógrafo Julian Troncoso publicou um vídeo mostrando essa dura realidade e gerou um grande debate nas redes sociais.

Ano passado, outra fotógrafa já tinha causado espanto no mundo fotográfico ao excluir as fotos de casamento após ser proibida pelo noivo de comer e beber água (leia a postagem completa aqui). Agora, no vídeo, que já foi visto por mais de 4,4 milhões no TikTok, o fotógrafo aparece jantando sozinho em um casamento, longe dos outros convidados. Na legenda do vídeo, Julian escreveu: “você é fotógrafo de casamento, então está acostumado a comer sozinho durante jantar no canto enquanto todos se envolvem em conversas”. Veja abaixo:

Embora não seja uma obrigação dos noivos colocar os fotógrafos para jantar junto com seus convidados e familiares, é fundamental um mínimo de estrutura para que os profissionais tenham dignidade para se alimentar.

Milhares de pessoas comentaram o vídeo de Julian e foram solidárias com o fotógrafo. “É por isso que quando eu me casar, meu fotógrafo terá um lugar à mesa”, escreve um seguidor. Outro completou: “No meu casamento não vou permitir que o fotógrafo fique sozinho. Ele captura os momentos para nós, então temos que alimentá-lo e fazê-lo sentir isso em troca”.

Porém, outros poucos usuários insensíveis do TikTok disseram que os fotógrafos de casamento devem comer sozinhos mesmo, pois são pagos para trabalhar. “Esse é o trabalho”, escreveu um usuário. Enquanto outro usuário disse que Julian deveria estar feliz por receber “comida grátis”.

“Eu diria que cerca de 80% dos comentários no vídeo são de pessoas se sentindo mal e dizendo que ficou triste por me ver comer sozinho… e que agora sabem que precisam reservar uma mesa para seus fornecedores de casamento no futuro”, disse o fotógrafo.

Foto: Julian Troncoso

Apesar de ser uma situação chocante para pessoas fora da fotografia de casamento, para Julian e para a maioria dos profissionais isso é coisa comum. “Depois de três anos atuando na área e mais de 150 casamentos, é algo que não me incomoda. Mas sempre vou agradecer quando nossos ​​casais nos reservarem mesas para comer, mas não é algo que vejo como um ‘requisito; mas mais como um gesto simpático de agradecimento pelo nosso trabalho”, explica o fotógrafo.

Porém, é indiscutível que depois de longas jornadas de trabalho sem comer, todo profissional para ter perda de energia e concentração por falta de alimentação adequada. Então, é sempre recomendável que se combine com os noivos ou cerimonialistas antes do evento essa questão da alimentação. Às vezes, os noivos apenas não sabem ou se lembram desse pequeno e importante detalhe. Por isso, se você fotografa casamentos, sempre coloque isso com um dos requisitos para executar seu trabalho com excelência.

Leia também: Fotógrafa exclui fotos de casamento após ser proibida pelo noivo de comer e beber água

Artigos relacionados