Destaque Fotografia de viagem

Viajar muda o olhar, afirma casal de fotógrafos de SC

congresso de fotografia

Dizem por aí que viajar é viver. É isso mesmo que muitos fazem: arrumam as malas e partem, seja para buscar novas experiências, conhecer novas culturas ou descansar a mente. Independente do objetivo, algo é certo: quando se viaja, alguma coisa dentro da pessoa muda e a vida ganha um novo sentido. Os fotógrafos de casamento Thiago Araújo e Ana Camila Ronchi, que viajaram recentemente para a Argentina e o Uruguai, também sentiram essa mudança. Mas foi em seu olhar. “As fotografias se tornaram mais vivas, menos estáticas”, afirma o casal de Joinville (SC). 

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos

Foi mágica e inspiradora, como eles mesmos definem, a experiência de viajar para Buenos Aires (Argentina), Tigre (Argentina) e Colonia del Sacramento (Uruguai). “Passear é relaxante e empolgante, porém novas paisagens nos levam a perceber aquilo que normalmente não daríamos importância. Quando a cultura é diferente, somos obrigados a sair da nossa zona de conforto e ver tudo de outra forma”, contam. Buenos Aires, mesmo sendo parecida com algumas capitais brasileiras, apresentou diferenças marcantes para o casal, como a luz, que é levemente azulada e mais dura do que a que estão acostumados a ver no sul do Brasil. “Notamos também que, apesar sermos vizinhos, o país ao lado possui uma cultura muito diferente da nossa”, acrescentam.

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (1)

Para a viagem, o casal levou o mínimo de equipamento possível. “Muitos amigos disseram para que tomássemos cuidado com assaltos, então ficamos com medo”, afirma Thiago. A vontade era levar uma câmera para cada um com um kit de quatro objetivas que consideram ideal para viajar. Esse kit seria composto por objetivas 17-40mm f/4, 35mm 1.4, 85mm 1.2 e 70-200mm f/2.8. “Como não foi possível, nos limitamos a uma Canon 6D e uma 50mm 1.4”, contam. Nos últimos dias de passeio, o casal percebeu que a cidade era bastante segura e andavam com a DSLR pendurada no pescoço sem medo algum. “Apesar de levar o equipamento nos policiávamos para evitar a escravidão fotográfica. Queríamos aproveitar a viagem com plenitude e a fotografia era consequência, não objetivo”, revelam.

A turnê pela Argentina e Uruguai foi uma preparação para algo maior que Thiago e Camila querem alcançar. “Íamos para a Patagônia, mas não fomos desta vez devido à agenda, que era apertada”, conta Thiago. Na próxima viagem eles pretendem levar uma mirrorless, quem sabe a Canon EOS M3, se já estiver disponível, com as objetivas EOS que já possuem. A ideia é evitar o desconforto das DSLRs. “Se não for possível, aí sim levaremos o kit pesadão”.

Quando o avião de Thiago e Camila pousou em Santa Catarina algo tinha mudado. “Percebemos que nossas referências mudaram e começamos a analisar o nosso cotidiano de uma forma diferente. O desafio agora é trazer todas essas curiosidades para nossa fotografia diária”, concluem.

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (9)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (13)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (29)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (18)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (16)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (14)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (7)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (8)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (3)

fotografia_de_viagens_viajar_camera_thiago_e_camila_fotografos (19)

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Esperava muito por esse momento, ou seja, em poder ler algo a respeito da viagem do casal à Buenos Aires.
    E me deparo com essa belíssima matéria, recheado de maravilhosos registros fotográficos.
    Sinto-me feliz, pois após essa viagem que fizeram, eles retornaram a cidade com olhar mais aguçado e apurado para fotografar o casamento com minha esposa.

    Então aqui fica meus parabéns ao casal de fotógrafos que hoje os tenho como amigos, e a autora desta matéria.

    Abraço,















error: Content is protected !!