Tendência

Fotografia de rua: colorida ou preto e branco?

A fotógrafa Ângela Andrieux escreveu um ótimo artigo e fez alguns comparativos e observações de quando é melhor contar uma história com uma fotografia de rua colorida ou quando é melhor transformá-la em preto e branco. Disse ela:

“Ao processar imagens de fotografia de rua, uma consideração importante é escolher entre cores ou preto e branco. Muitos dos grandes nomes (Henri Cartier-Bresson, Vivian Maier, etc.) usavam filme preto e branco, por isso o “look” que estamos acostumados para o gênero é muitas vezes monocromático. No entanto, em vez de seguir o padrão, prefiro me perguntar sobre a história que se desenrola na foto: a cor acrescenta ou tira a história?

Fotografia de rua: colorida ou preto e branco?

Contar uma história com cor (ou a falta dela)

Escolher processar uma foto de rua em cores ou em preto e branco tem tudo a ver com a história que você, como fotógrafo, está tentando transmitir. Vamos dar uma olhada em dois exemplos e ver como a cor, ou a falta dela, afeta a história.

Exemplo 1

Esta foto foi capturada em um mercado de agricultores movimentado. A história mostra a interação entre duas pessoas enquanto a comida era entregue de um vendedor a um cliente. Em cores, a cena é caótica e a história é um pouco mais difícil de discernir.

Shutter Stock Shutter Stock
Fotografia de rua: colorida ou preto e branco?

Em preto e branco, o caos do fundo desaparece, as mãos se tornam o ponto focal e a história fica clara.

Fotografia de rua: colorida ou preto e branco?

Vencedor: Preto e Branco

Exemplo 2

Esta foto foi capturada em uma pequena cidade litorânea da Califórnia em um dia quente de verão. A história retrata uma jovem fazendo um lanche antes de ir para a praia, emoldurada por cores brilhantes e contrastantes.

Em cores, esta cena é vibrante e visualmente atraente com o assunto emoldurado em amarelo enquanto está sentado à mesa azul que combina quase perfeitamente com a seção azul da parede.

Fotografia de rua: colorida ou preto e branco?

Em preto e branco, a foto é monótona e perde seu calor vivo e senso de lugar.

Vencedor: Cor

Cor ou preto e branco?

Em última análise, a escolha é sua e dependerá da imagem e da história que deseja contar. Eu encorajo você a criar diferentes versões de uma imagem, comparar a maneira como cada uma faz você se sentir e escolher aquela que ressoa com você.

Outra ótima maneira de testar se uma foto é melhor em cores ou em preto e branco é compartilhar as duas versões on-line com amigos ou em uma comunidade confiável (onde há poucos trolls) para obter feedback de outros fotógrafos e amantes da arte. Você pode não concordar com a avaliação deles, mas o feedback construtivo é sempre útil.

Leia também: Fotografia de rua com ilusões inteligentes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.