Cartas de amor de Ita e Bala


Foto: Ita Kirsch

No lugar de cartões postais, cartas de amor. É assim que Ita Kirsch classifica o trabalho que ele e Bala Blauth acabam de transformar em livro: Costa do Brasil (224 págs., R$ 80), mais uma etapa do trabalho de documentação da paisagem nacional que esse casal de fotógrafos iniciou em 1991, e que rendeu os títulos Visões do Rio Grande (2004), Bem Brasil (2008) e muitas milhas de rodagem.

Costa do Brasil tem lançamento hoje, às 19h30, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Brasília, e dia 24, mesmo horário, em São Paulo, na Cultura do Bourbon Shopping. Dia 28, às 18h, será em Paraty (RJ), na Livraria Paraty.

Ita Kirsch e Bala Blauth são de Novo Hamburgo (RS) e se conheceram em 1981. Desde então, já rodaram meio mundo. No caso específico da última expedição, percorreram 23 mil quilômetros pelo litoral brasileiro, de Norte a Sul, em oito meses: “Enfrentamos calor, areia, maresia, o peso das mochilas. Para compensar, recebemos de presente cenários de tirar o fôlego, sol na maior parte do tempo, peixes dos mais variados sabores, muita caipirinha e água de coco”, afirma Bala.

Foto: Ita Kirsch
Lençóis Maranhenses
Foto: Ita Kirsch
Ponta do Corumbau (BA)
Foto: Divulgação
Ita e Bala em Arraial do Cabo (RJ): oito meses pelo litoral brasileiro (foto: Divulgação)

Todo o processo, no entanto, do planejamento da expedição à produção do livro, consumiu quase três anos. Uma parte importante certamente dedicada à difícil tarefa de escolher, entre 38 mil fotos, as 150 representativas da região costeira do país. Decidiram por incluir imagens que exprimissem sentimentos impossíveis de se traduzir em palavras: “No lugar de cartões postais, optamos por cartas de amor. Cenas e cenários capazes de ficar estampados no coração dos apaixonados por praias. Como nós”, conforme explicou Ita Kirsch. “Durante oito meses mergulhamos nessa imensidão de margens, mangues, baías, espumas, enseadas, dunas, recifes, rochedos, sombras, silhuetas e tudo o mais que foi possível encontrar. Para descobrir mais uma vez que não há como capturar tudo em uma fotografia. Mas há a possibilidade de valorizar os detalhes. E de eternizar os momentos”.

Imagem: DivulgaçãoCom edição bilíngue, o livro traz textos do jornalista e escritor Eduardo Bueno e do agrônomo e ecologista Arno Kayser. Eduardo Bueno fala sobre as ocupações humanas do território brasileiro e o fascínio que o litoral vem provocando em todas as sociedades que aqui vêm se desenvolvendo. Já Arno explica a diversidade física e biológica da costa brasileira apresentada nas fotografias, conjuntamente com a diversidade cultural dessas regiões.

Artigos relacionados