Fotografia com celular

Las Cholitas Voladoras: Luisa Dörr e Apple apresentam as lutas entre mulheres na Bolívia

congresso de fotografia

Uma parceria entre a Apple e a fotógrafa brasileira Luisa Dörr mostrou em uma série de fotografias e vídeos as mulheres bolivianas que lutam nas alturas. Las Cholitas, como são conhecidas, usam roupas tradicionais como vestidos coloridos, xales e sombreiros. Os combates são uma mistura de WWE e luta livre mexicana.

Os trajes tradicionais provém das tribos indígenas Aymara e Quechua. Las Cholitas são extremamente orgulhosas de suas lutas que servem como uma declaração contra a desvalorização histórica das comunidades na América do Sul. Antigamente a palavra ‘Chola’ era um insulto às mulheres indígenas, mas com o passar dos anos e da força feminina elas conseguiram ressignificar a ofensa.

Foto: Luisa Dörr

A fotógrafa brasileira Luisa Dörr tornou-se conhecida por seu trabalho que na maioria das vezes é realizado com o celular, a parceria com a Apple trouxe imagens magníficas que foram captadas com iPhone XS, uma das novidades do ano da empresa.

“No começo, fiquei fascinada com a capacidade de ver essas mulheres indígenas explodirem e reclamarem as roupas que a comunidade deles foi forçada a usar como empregadas dos ocupantes espanhóis, mas depois vi que ela estava além do ring. Seus direitos, pelo reconhecimento, pela igualdade, elas estão lutando para colocar uma refeição na mesa para seus filhos, elas estão lutando por suas vidas”, escreveu Dörr em uma publicação no seu Instagram.

Foto: Luisa Dörr
Foto: Luisa Dörr
Foto: Luisa Dörr

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!