Fotografia com celular Mobile

6 aplicativos para fotografar, editar e criar designs no celular

Livro de fotografia

A facilidade de criar fotos com o celular fez de algumas pessoas fotógrafos famosos, como é o caso da brasileira Luisa Dörr que realizou uma série fotográfica para as capas da revista Times e já ganhou prêmios. A discussão sobre fotografar com o celular é longa e divide opiniões, mas mesmo os fotógrafos que utilizam câmeras não deixam o celular de lado.

O uso do aparelho também alavancou muitos influencers e instagramers, pessoas que utilizam redes sociais como o Instagram para gerar trabalhos. As publicações no feed ou nos stories são cada vez mais elaboradas e com frequência a pergunta “qual aplicativo você usou” surge nos comentários. Se você é uma dessas pessoas curiosas com a produção desse material se liga nessa lista que preparamos com os melhores aplicativos (até então) para fotografar, editar e criar layouts.

1) Lightroom/Photoshop

Das telas do computador para o celular. Sim, muitas pessoas utilizam os tradicionais Lightroom e Photoshop para editar suas fotografias no telefone. As funções são básicas com alguns filtros prontos, ajustes e tamanhos disponíveis que continuam sendo ótimas ferramentas de edição. O único problema é que como estamos lidando com uma pequena tela não há muita precisão, mas para uma edição de fotografia que vai ser utilizada nas redes sociais é muito funcional.

2) VSCO

Quem nunca viu a hashtag #vsco? Ela se refere a este aplicativo que funciona por meio de aplicação de filtros e ajustes tradicionais. Mas o mais legal é que o VSCO vai além de um aplicativo de edição, ele é uma comunidade de fotógrafos, portanto você pode editar as suas fotografias e compartilhar com outros membros, gerando uma comunicação com fotógrafos de todo o mundo.

3) Kuni Cam

O aplicativo da pegada vintage que as redes sociais tanto adora, o Kuni Cam trabalha por meio de filtros e ajustes nas fotografias, mas o mais interessante é a aplicação de poeira, que traz aquela sensação de imagens super antigas e luz, que no caso são flairs e podem variar de cor e posição. Há alguns itens pagos no aplicativo mas com o básico é possível editar fotos bem legais.

4) Huji

Famoso entre alguns influencers o Huji é uma câmera vintage, sem limites de fotografias e com alto contraste. O aplicativo ainda permite o uso de luzes aleatórias, que agem como flairs na imagem.

5) Unfold

A criação de design chegou com tudo nas redes sociais e com ela o aplicativo Unfold que traz uma série de possibilidade de edição no modo gratuito e muitas outras com pegadas mais minimalistas e vintages na versão paga.

6) Planoly

Um feed organizado é também um cuidado com o design do Instagram. Alguns perfis são organizados por cores, tamanhos de imagem, assuntos e etc. E para ter uma ideia prévia de como ficará a disposição de cada fotografia você pode usar o aplicativo Planoly, ele é como um feed do Instagram onde é possível dispor as fotografias na posição desejada para depois postar. O aplicativo funciona com uma quantidade limitada de imagens na versão gratuita.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário