Fotografar ou aproveitar o momento?
Aproveitar o momento ou fotografar, eis a questão. Viralizou nesta semana a foto abaixo de uma senhora olhando atores chegando e todo o resto do público tentando fazer fotos. “Por querer conseguir a melhor foto, perdemos os melhores momentos”, opinou um internauta, enquanto outro usuário considera que “é algo cada vez mais habitual e triste”.
Miguel Ángel Morenatti publicou esta foto no Twitter e deixou sua mensagem particular: “Estamos perdendo a capacidade de curtir os momentos importantes” A reflexão causou sensação na rede. A frase já supera os 21.000 retuítes. “A foto não é minha”, explicou Morenatti ao jornal El País. “Me enviaram na segunda-feira por WhatsApp e ainda não pude conhecer o autor, embora sempre o mencione”. A imagem tem autoria de John Blanding, fotógrafo do Boston Globe, e foi feita durante a apresentação do filme Aliança do Crime (Black Mass, no título original em inglês), com estreia prevista no Brasil em novembro.
Em dezembro, outra imagem com uma mensagem parecida com a de Blanding também levantou polêmica sobre o uso (e abuso) dos smartphones: a foto de um grupo de jovens olhando seus celulares ao lado de um Rembrandt, alvo de críticas no Twitter e no Facebook. Outro fotógrafo, que assina como Babycakes Romero, gosta de clicar o que ele chama de “A Morte da Conversa”:
Mas engana-se quem acha que a mania por tirar foto é algo dos tempos atuais. A imagem abaixo mostra o presidente americano Nixon sendo fotografado por dezenas de jovens do serviço de voluntários American Field Service. Foi feita em 1969 por Oliver F. Atkins. Já se passaram 46 anos, mas parece que a coisa não mudou muito.
FONTE: ELPAIS