Fotógrafa oferece ensaios gratuitos para pessoas se despedirem, pela última vez, dos seus cães
Hoje, cães e gatos são tratados como filhos. São parte importante da alegria de uma família ou lar. Mas infelizmente, a vida deles também chega ao fim. Seja pela idade avançada ou por problemas de saúde sem tratamento, perder animais de estimação gera um grande sofrimento e muita tristeza para os donos.
Por isso, a fotógrafa Lauren Smith-Kennedy começou a oferecer sessões de fotos gratuitas da despedida das famílias e de seus amados companheiros. O objetivo é registrar, pela última vez, momentos de ternura entre as pessoas e seus animais de estimação.
A fotógrafa de 28 anos, que trabalha como diretora em um centro de reabilitação de vida selvagem, experimentou sua própria perda quando sua gata Tilly faleceu em um acidente, inspirando-a a usar seus talentos fotográficos para uma boa causa.
“Cerca de 3 anos atrás eu perdi minha gata Tilly, que foi o amor absoluto da minha vida, em um acidente bem na minha frente. Isso me quebrou. Decidi a partir daquele momento que, uma vez que não era capaz de salvá-la, faria tudo ao meu alcance para salvar tantos outros animais quanto possível. Isso me deu tantas oportunidades incríveis!”, disse Lauren.
“Recentemente, comecei a oferecer fotos gratuitas de fim de vida para proprietários e seus animais de estimação como uma forma de sempre lembrar uma das formas mais puras de amor e companheirismo que existe”, escreve a fotógrafa em seu site. “Decidi oferecer meus serviços gratuitamente para torná-los acessíveis a todos.”
“Não estou ansiosa para fazer sessões de fotos do fim de vida com animais de estimação. Assistir a um animal de estimação nos últimos dias ou sofrendo de problemas de saúde além do tratamento é uma das piores dores imagináveis e eu não desejaria isso a ninguém”, lembra e ressalta a fotógrafa.
A fotógrafa passa até uma hora com cada família, tirando retratos em preto e branco enquanto os donos acariciam seus animais de estimação para criar memórias que eles possam olhar para trás com ternura. “Quando estou lá, estou fazendo meu trabalho e se deixasse que meus próprios sentimentos se tornassem uma distração, isso me impediria de dar à família o presente da lembrança. Mas quando estou dirigindo para casa e quando me sento e vejo as fotos, é quando minhas emoções me pegam”, contou Lauren.
As fotos de Smith-Kennedy mostram as diferentes dinâmicas de como as pessoas lidam com o luto. “Não digo a eles como devem se sentir, apenas os incentivo a fazer algo com seu cachorro e isso inspira memórias que os levam a se sentir de uma determinada maneira”, diz ela. “Peço que me falem sobre seu animal de estimação e é por isso que a emoção nas imagens é tão real.”
Embora a fotógrafa inicialmente aceitasse apenas fotos localizadas a 50 quilômetros de sua casa em Portland, nos Estados Unidos, o sucesso de seu trabalho ampliou seus horizontes. “Tenho recebido uma enxurrada de pedidos, algumas pessoas até se oferecendo para voar comigo, mas nem sempre posso fazer isso por causa do meu trabalho no resgate de animais”, diz ela. “Comecei a fazer isso por causa de Tilly, isso me permite superar minha própria dor, mas também honrar todos esses outros animais de estimação maravilhosos. Tem sido muito catártico.” Veja abaixo algumas fotos dos ensaios que Lauren fez recentemente:
Você pode acompanhar o trabalho de Lauren Smith-Kennedy por meio de sua conta no Instagram ou em seu site. Fonte: Petapixel