Foto emocionante do pai segurando o filho vence concurso internacional de fotografia
Uma foto emocionante de um pai sírio com apenas uma perna segurando seu filho nascido sem os membros inferiores e superiores foi a grande vencedora do concurso internacional de fotografia Siena International Photo Awards (SIPA) 2021, que recebeu milhares de imagens de fotógrafos de 163 países.
A imagem “Hardship of Life”, que em tradução literal significa “dureza da vida”, foi feita na fronteira da Síria pelo fotógrafo turco Mehmet Aslan. A foto mostra o pai do menino, chamado Munzir, que perdeu a perna direita quando uma bomba foi lançada enquanto ele caminhava por um bazar na cidade e Idlib, na Síria, segurando seu filho, Mustafa.
O menino nasceu sem os membros inferiores e superiores devido à tetra-amelia, uma doença congênita causada pelos medicamentos que sua mãe teve que tomar após adoecer por ter ingerido um gás venenoso durante a guerra na Síria. Mustafa precisará de próteses eletrônicas especiais no futuro que, infelizmente, ainda não estão disponíveis na Turquia, onde eles vivem atualmente como refugiados.
“A felicidade do pai e do filho, mesmo estando o homem apoiado em uma perna só, é muito emocionante. Meu coração, brevemente foi mais confortado por este momento de amor alegre entre eles, mas logo é ofuscado pela vida longa e difícil que eles enfrentam, um grande custo deixado pela guerra”, disse Kataoka Hideko, diretora de fotografia da revista Newsweek Japão e uma das juradas do concurso.
Mehmet Aslan começou sua vida fotográfica em 2006. Em seu trabalho, ele se concentra em assuntos humanos e visa “perseguir a luz como seu ponto de vista”. Ele também é conhecido por suas imagens aéreas e curtas-metragens. Sua fotografia ganhou reconhecimento significativo na Turquia e no exterior. Em 2016, ele recebeu o título de AFIAP (Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP)) e recebeu inúmeras homenagens e prêmios por seu trabalho desde então.
Recentemente, postamos aqui no iPhoto Channel também a história inspiradora do fotógrafo que nasceu sem pés e mãos e se tornou um renomado profissional. Leia a matéria neste link.