Foto feita com sensor de celular de 200 megapixels é impressa do tamanho de um prédio
O celular de 200 megapixels da Samsung com a tecnologia ISOCELL HP1 ainda não chegou no mercado, mas a empresa já começou a divulgar o que se pode imprimir com essa enorme resolução. E é absolutamente impressionante. A partir de uma foto de teste do novo sensor, a Samsung fez a impressão de uma foto com 28 metros de largura e 22 metros de altura e foi colocada na fachada de um prédio.
O Samsung ISOCELL HP1 de 200 megapixels é o primeiro sensor a atingir tal resolução e é baseado em uma nova tecnologia de separação de pixels chamada ChameleonCell. Segundo, a empresa, o benefício dos 200 megapixels não é apenas que as fotos são maiores, mas que os detalhes podem ser preservados mesmo depois de terem sido ampliados ou cortados digitalmente.
Depois que a foto foi tirada com o novo sensor de 200 megapixels, ela imagem foi impressa em 12 pedaços de tecido de 2,3 metros de comprimento, que depois foram costurados para compor a peça inteira. Como podemos ver no vídeo abaixo, a impressão foi então transportada em um caminhão e instalada na parede de um prédio.
Mas como foi feita a foto para o teste se ainda a Samsung não lançou um smartphone com a nova tecnologia? Como o sensor ainda está em desenvolvimento, a Samsung forneceu ao fotógrafo Hyunjoong Kim a tecnologia montada apenas numa placa de teste e, por isso, o desafio de fotografar foi ainda maior, principalmente, porque o assunto escolhido, um gato, estava em constante movimento.
O fotógrafo Hyunjoong Kim ficou curioso para ver o resultado, já que a resolução de 200MP não é fácil, mesmo em câmeras DSLR. Ele disse: “Eu não podia acreditar nos meus olhos quando vi a imagem bruta ampliada para 100%. Fiquei realmente surpreso com o grau de detalhes. Naquele momento, eu sabia que quaisquer preconceitos que eu tinha anteriormente em relação à fotografia de smartphone estavam errados.”
“Escolher um gato como nosso tema foi uma decisão difícil. Isso nos deu muitos obstáculos a superar, como capturar um assunto tão ativo com uma placa de teste. No entanto, a equipe concluiu que o assunto deveria ser algo que mostrasse um alto nível de detalhes e que fosse um assunto de fotografia popular ao mesmo tempo”, disse Minhyuk Lee, engenheiro da Equipe de Soluções de Sensores do System LSI Business da Samsung.
Obviamente, fotos de outdoors não são a melhor maneira de avaliar fotos em alta resolução em função da distância de visualização e a consequente incapacidade de nossos olhos de perceberem detalhes a longa distância. Porém, a Samsung diz que a foto pode ser vista de perto e mesmo assim mantém a alta qualidade. “No momento em que testemunhei os 200 milhões de pixels representando os detalhes impressionantes dos olhos e pelos do gato, fiquei impressionado com todo o esforço que foi feito para desenvolver este produto final”, disse Minhyuk Lee.