Fotografia Mobile: gigante do mercado lança o primeiro sensor de 200 megapixels para smartphones

A fotografia mobile está avançando numa velocidade impressionante. Ontem (02/09/2021), a Samsung anunciou o ISOCELL HP1, o primeiro sensor para smartphones com resolução de 200 megapixels. A resolução é tão absurda que nem as câmeras profissionais DSLR e Mirrorless possuem nada parecido. Segundo a Samsung, eles desenvolveram uma nova tecnologia chamada ChameleonCell, que permitiu esse salto tecnológico gigantesco e sacudiu o mercado de smartphones e fotografia.

Mas como funciona o novo sensor e quais seus benefícios para fotógrafos

O primeiro sensor de 200 megapixels da indústria de smartphones é baseado nos pixels de 0,64μm mais avançados da empresa e foi projetado para trazer resolução massiva para o pequeno formato que são os smartphones. A empresa promete que o novo sensor permitirá níveis incríveis de detalhes que ajudam as fotos a ficarem ainda nítidas mesmo quando cortadas ou redimensionadas.

Fotografia Mobile: samsung lança o primeiro sensor de 200 megapixels para smartphones

A tecnologia ChameleonCell foi projetada para melhorar o desempenho em baixa luminosidade e é um sistema de binning de pixels que usa um layout de dois por dois, quatro por quatro ou pixel completo, dependendo do ambiente. 

Quando o sensor detecta um ambiente de pouca luz, ele se “transforma” em um sensor de imagem de 12,5 megapixels com pixels de 2,56μm muito maiores, ao fundir 16 pixels vizinhos. Nesse arranjo, o sensor é capaz de absorver consideravelmente mais luz e produzir fotos mais claras em espaços escuros.

Fotografia Mobile: samsung lança o primeiro sensor de 200 megapixels para smartphones - o IsoCell Hp1

Por outro lado, em luz forte, o sensor volta para sua resolução máxima de 200 megapixels. Neste modo, a câmera é capaz de capturar vídeo de 8K a até 30 quadros por segundo com um pequeno corte, o que a Samsung diz ser uma perda mínima no campo de visão. O HP1 mescla quatro pixels vizinhos para reduzir a resolução para 50MP ou 8.192 x 6.144 para gravar 8K (7.680 x 4.320) vídeos sem a necessidade de cortar ou reduzir a resolução total da imagem.

Fotografia Mobile: samsung lança o primeiro sensor de 200 megapixels para smartphones - o IsoCell Hp1

O HP1 usa o que a Samsung descreve como um sistema Double Super Phase Detection que a empresa afirma permitir um foco mais rápido e preciso graças ao uso de micro-lentes e pixels de autofoco dedicados. O Double Super PD contém o dobro de pixels de autofoco do Super PD, a micro-lente amd ech cobre dois pixels de autofoco, comparando as fases esquerda e direita para focar a imagem. Veja abaixo o gráfico divulgado pela Samsung explicando como funciona a nova tecnologia do seu sensor de 200 megapixels.

Fotografia Mobile: samsung lança o primeiro sensor de 200 megapixels para smartphones - o IsoCell Hp1
O novo sensor da Samsung pode revolucionar a fotografia Mobile

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *