Filme falsificado da Fujifilm está sendo comercializado

Quem pensa que a fotografia analógica morreu está enganado, a pirataria atingiu até os filmes da Fujifilm. Por meio de um comunicado a empresa buscou alertar fotógrafos sobre a falsificação de um filme formato 35mm que está sendo comercializado.

O fato aconteceu no Japão, onde a marca tem força e super comercialização, o comunicado foi intitulado “produtos não-genuínos de filme 35mm usando ilegalmente o logotipo da FUJIFILM”. O rolo de filme foi descoberto depois de ter sido levado para revelação, o nome do filme que leva a logo da empresa está impresso como Fujifilm 250D ISO 200 e é colorido.

O filme encontrado não tinha condições de ser revelado e ainda podia estragar outros negativos no laboratório. Após uma busca outros modelos falsificados foram encontrados com etiquetas de filmes: 64D, 250T e 500T. A empresa se abstém de qualquer dano causado as fotografias e diz não ser a responsável por futuros problemas.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Queria apenas chamar a atenção da articulista que o filme em questão NÃO é falsificado – trata-se de filme Fuji mesmo, mas de CINEMA, REBOBINADO em cartuchos remarcados como sendo da própria FUJI e perfeitamente utilizável, com ótimos resultados, quando revelado em processadora manual.
    O erro aí está na falta de aviso no cartucho de que trata-se de filme de cinema, bem como dos compradores e laboratoristas desavisados, haja visto que os tipos 64D, 250D e 500T são ESPECÍFICOS para cinema.
    Filmes coloridos para cinema necessitam de um banho adicional para retirar sua camada protectiva – o REMJET – que pode sujar e estragar os banhos em processadoras do tipo contínuo “minilab”.
    Logo, creio que o problema não seja, diretamente, uma questão de pirataria e sim de falta de informação mesmo.
    Peço, portanto, a articulista que retifique o artigo, de forma a clarificar a informação aos leitores, evitando disseminar ainda mais a desinformação que vem sendo disseminada nos artigos a respeito nos últimos dias.

    1. Oi Álvaro! Tudo bem? Segundo informações da própria Fujifilm o filme em questão não é da marca e utiliza sua logomarca sem autorização “um produto não genuíno de filme de 35 mm usando ilegalmente o logotipo da FUJIFILM”, declara a Fuji no comunicado. As informações contidas nesse artigo foram retiradas de fontes confiáveis, da mesma maneira como inúmeros veículos de comunicação trabalham pelo mundo inteiro. Na própria matéria há links para que possam clarificar ainda mais sobre o ocorrido. Obrigada!