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Faça o Instagram, Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, pedem usuários

Os usuários do Instagram estão reagindo fortemente em todo o mundo as recentes mudanças no aplicativo. Essa semana uma nova campanha chamada “Faça o Instagram Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Atenciosamente, todos” viralizou e teve o apoio de Kylie Jenner (a segunda usuária mais seguida no Instagram com 361 milhões de seguidores) e sua irmã Kim Kardashian (326 milhões de seguidores), que compartilharam o pôster da campanha pedindo de volta o antigo Instagram que valorizava as fotos. Rapidamente, a direção do aplicativo se manifestou.

A fotógrafa Tati Bruening também compartilhou a arte da campanha no feed do seu Instagram e já teve mais de 1,8 milhões de curtidas em apenas 3 dias. Apesar do quadro ser assombroso para todos os usuários, os fotógrafos em particular estão sendo muito mais prejudicados com as recentes atualizações. Desde 2019, as postagens com fotografia perderam 44% do engajamento (leia mais aqui).

Faça o Instagram, Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, pedem usuários

A nova campanha ecoou forte mundo afora e chegou como um “Direct” no diretor do Instagram, Adam Mosseri. E como de costume ele disse que a fotografia é importante, blá-blá-blá, blá-blá-blá, e depois confirmou o que todos estamos vendo: o Instagram será um clone do TikTok.

“…ouço muitas preocupações sobre fotos e como estamos mudando para vídeo. Agora, quero deixar claro que continuaremos apoiando fotos, é parte de nossa herança… Dito isso, preciso ser honesto, acredito que cada vez mais o Instagram se tornará vídeo ao longo do tempo”, disse Mosseri num vídeo postado em seu site e mídias sociais. Veja abaixo:

Apesar do “fanfarrão” ainda tentar argumentar que o Instagram vai continuar apoiando as fotos, a verdade é que ele só diz isso para não perder mais usuários com as mudanças sendo impostas aos fotógrafos, que agora precisam virar “dançarinos” ou “atores de segunda linha” para atrair e manter audiência com os Reels.

E para fechar seu vídeo com chave de ouro, Mosseri soltou mais uma pérola: “Vamos precisar evoluir porque o mundo está mudando rapidamente e temos que mudar junto com ele”, acrescentou o “brilhante” diretor do Instagram, como se dissesse: “fotografia é coisa do passado” e “evoluir” é tornar o Instagram um clone do TikTok. É pá cabá!

E de forma descontextualizada ainda diz, vamos repetir: “o mundo está mudando rapidamente e temos que mudar junto com ele”. Senhor Mosseri, não queremos mudar não. Não queremos transformar fotos em vídeos. Fotos são fotos. O Instagram se tornou o que é graças a fotografia e agora estão virando as costas para fotógrafos e amantes da fotografia. Queremos que o Instagram respeite a fotografia e mantenha o mesmo alcance e engajamento dos vídeos / Reels.

O apoio de Kylie Jenner pode ser emblemático na luta para um “Instagram raiz”. A última vez que ela reclamou de um aplicativo de mídia social, o Snapchat perdeu US$ 1,3 bilhão, então o Instagram está diante de um problema.

Faça o Instagram, Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, pedem usuários

Então, se você também é contra as recentes atualizações do Instagram, que tornam o aplicativo um clone do TikTok e que ficará totalmente focado em vídeos, participe do abaixo assinado da campanha “Faça o Instagram Instagram novamente“, que já está com mais de 165 mil assinaturas (a meta é 200 mil). Também poste o banner da campanha (arte abaixo) no seu perfil e marque o @instagram para pressionar o aplicativo a rever suas últimas atualizações e a valorizar novamente a fotografia.

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