Exposição em SP revisita 50 anos de fotografia brasileira
A Galeria Virgílio, em São Paulo, recebe a partir desta sexta-feira (19), às 19 horas, uma exposição que percorre os últimos 50 anos da fotografia brasileira. Raros Vintages & Inéditos, em cartaz na galeria do bairro Pinheiros até 15 de outubro, reúne 32 autores de várias regiões do país, entre clássicos e contemporâneos.
O fotógrafo paulistano Fausto Chermont responde pela curadoria. Entre os fotógrafos representados na mostra, há trabalhos do mineiro Eustáquio Neves, da paulistana Nair Benedicto, do carioca Rogério Reis, do cearense Gentil Barreiras e do gaúcho Luiz Carlos Felizardo, entre outros.
Raros Vintages & Inéditos propõe uma revisita técnica, tecnológica e estética do que foi produzido entre os anos 1970 e os dias atuais, segundo a ótica dos artistas que viveram essa transformação e estão narrando visualmente essa experiência.
“Colocados lado a lado, a produção imediatamente contemporânea, dialoga intensamente com o passado das sombras nas cavernas queimadas, estas hoje são projetadas sobre telas de Amoled – active-matrix organic light-emitting diode. Não importa o nome, pois amanhã já terá outro. É disso que se trata a exposição”, conceitua Fausto Chermont.
Além das obras em exposição, faz parte da programação palestras, mesa redonda, visitas guiadas e outras atividades com os artistas, de forma a sugerir um fórum de debates sobre a fotografia no Brasil e ampliar a perspectiva de uma discussão sobre o tema.
A Galeria Virgílio fica na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, em Pinheiros. Mais informações pelo fone (11) 2373-2999.
Tem que pagar pra ver a exposição?