Exposição do livro ‘Arquivo Urbano’ em POA
A editora de moda, artista plástica e designer de joias carioca Jussara Romão abre na próxima segunda (3), em Porto Alegre (RS), uma exposição com fotos do livro Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil (Luste Editores, 232 págs., R$ 85), finalista do prêmio Jabuti deste ano na categoria Arte e Fotografia.
A exposição ocorre no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959) e poderá ser vista até 3 de dezembro. Com curadoria da autora, a mostra reúne 120 fotografias e apresenta um panorama dos hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina cotidiana.
A pesquisa iconográfica para o livro foi feita por Goya Cruz, que reuniu fotografias de álbuns de família, museus e acervos particulares, tanto de autores anônimos quando de fotógrafos consagrados, como Augusto Malta, Jean Manzon e Marcio Scavone. Por meio delas, Jussara propõe uma análise social e histórica da sociedade brasileira, ao longo dos últimos 100 anos.
Para a autora, o período trouxe transformações que afetaram os hábitos e costumes da população, difundidas principalmente pelos meios de comunicação e entretenimento. “A moda, o lazer, a alimentação: tudo mudou de forma extraordinária”, reflete. O livro conta com textos de Mario Mendes, que analisa essas mudanças do ponto de vista do advento da indústria da moda.
Na exposição, as imagens selecionadas aparecem em ampliações impressas em tecido e exibidas em móbiles espalhados pelo museu; as mais recentes são mostradas em tela, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade que a comunicação atinge o público.