Viagem pela rota migratória dos Guarani vira exposição

SEB_0699

Até a próxima sexta-feira (12), a Casa Laranjeiras, no centro de Angra dos Reis (RJ), recebe a exposição fotográfica Viagem Sociocultural Guarani Mbya Aldeia Sapukai à Argentina, com imagens do trabalho realizado pela fotógrafa e pedagoga carioca Rita Rocha com jovens Guarani Mbya de Angra.

Rita participa do programa “Novos Talentos” do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, e em março levou seus alunos numa viagem de onze dias, refazendo, no sentido inverso, a rota de povoamento dos Guarani Mbya pelo litoral brasileiro desde Misiones, na Argentina. No trajeto, visitaram nove aldeias, tiveram aulas de diferentes disciplinas e documentaram tudo por meio das fotos e vídeos que compõem a mostra.

“Dormimos dentro de dois ônibus leito enquanto ele viajava e durante o dia ficávamos nas aldeias trabalhando. No final de cada dia fazíamos uma avaliação e pensávamos juntos em novas tomadas. Eu e uma aluna Guarani que nomeei como minha assistente fazíamos a cobertura do trabalho deles”, explica Rita, que planeja, para 2015, aprofundar o conhecimento de seus alunos da técnica fotográfica.

“Estou tentando proporcionar a eles nessa etapa a ampliação dos conhecimentos: convido e organizo com profissionais de fotografia aulas com temas especiais. A última foi sobre direito de imagem x direito de imprensa, e rapidamente se apropriaram desse conhecimento para identificar o uso indevido de suas imagens e como podem se defender”, acrescenta Rita, confiando no potencial dos seus pupilos, os quais já considera profissionais. confiando no potencial dos seus pupilos, os quais já considera profissionais. “Eles são excelentes em edição de vídeo e fotos, além de fazerem filmes com uma mão tão firme que parece que a câmera está no tripé”, atesta.

banner-poses-perfeitas

Artigos relacionados