Veja como eram as fotografias de casamento no final do século XIX
Olhando para as fotografias de casamento do final do século XIX podemos perceber uma aura muito diferente das imagens que estamos acostumados atualmente. Não há imagens sorridentes ou tocantes. Aparentemente era comum as imagens sem emoção, mesmo em um dia tão especial.
O colecionador e curador Frank Maresca há muito tempo se interessa por esses retratos de casamento e pesquisou em sites como o eBay e Etsy, além de pequenos mercados de pulgas, buscando por esse tipo de foto. O resultado é a exposição “I do, I do”, na Ricco Maresca Gallery, em Nova York.
A mostra, que fica em cartaz até 9 de setembro de 2017, nos transporta no tempo para quando a fotografia se tornava mais popular. Depois que a monarquia da Inglaterra posou para retratos de estúdio, a moda pegou, e entre 1885 e 1900 os recém-casados começaram a fazer seus ensaios fotográficos.
Diferente dos ensaios de casamento atuais, em que o fotógrafo captura momentos de emoção, essas fotos mostram apenas uma seriedade severa e sombria. Era normal evitar sorrir por uma variedade de possíveis razões – coisas como limitações técnicas (ter que manter a pose para exposições muito longas), dentes ruins e preferências culturais. Veja as fotos: