No Rio: Devaneios traz fotos e estudos do fotógrafo Demian Jacob

A exposição Devaneios, conjunto de 20 imagens, entre fotos e estudos, de Demian Jacob será inaugurada nesta sexta-feira, dia 1 de setembro, às 19h, na Galeria do Ateliê (Avenida Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro/RJ). Ganhador do Prêmio Ateliê Expo 2017, Devaneios leva curadoria de Marcos Bonisson e Joaquim Paiva que assina também o texto de apresentação.

O trabalho inédito do artista se manifesta com imagens além de palavras. Sensações, formas, cores que refletem emoções, superfícies inteligíveis ou descontroladas. Objetos do cotidiano, paisagem incertas, detalhes de arquitetura, plasticidade do vazio. A praia e a solidão do horizonte, símbolos e passagens, embrulhos que cobrem corpos, ora evidentes ora duvidosos.

“As fotografias de Demian Jacob nesta exposição “Devaneios” mostram-nos um mundo de sonhos, de contemplação, de viagens, quartos de hotel, cores, nuvens, a natureza presente, silêncio, paz, ordem, o branco (a cor), avião. Um diário visual, em que muitas vezes o desfoque nos lembra a rapidez com que o tempo se esvai em nosso mundo célere. Um diário visual em que as imagens esbranquiçadas nos remetem à memória que se dilui, à realidade que se esfumaça, o ver através da cortina. Um trabalho que se inspira no momento, no mundo à volta, na beleza, na delicadeza”, explica o texto de apresentação do curador Joaquim Paiva  

Foto: Demian Jacob

Devaneios de “sonhar acordado”, como escreve o próprio artista: “catalogar o mundo ao redor”, “abordando coisas mais do que seres” e “com negativo 35 mm, intuitivamente, a maioria das vezes com uma câmera no automático”, comenta Joaquim Paiva.

Demian Jacob é fotografo nascido no Rio de Janeiro, formado em Geografia e Meio Ambiente na PUC- Rio e pós graduado em Fotografia memória e Comunicação pela UCAM. Durante a graduação frequentou vários cursos de fotografia arte e design. Foi assistente de diversos fotógrafos de moda fine art e trabalhos no estúdio de publicidade gpcstudio.  Em 2015, se formou em fotografia de grande formato pelo ICP-NY , paralelamente ao curso, trabalhou com fotógrafos. Recentemente teve a série de polaroide “Objetos Deslizantes” selecionada para fazer parte da coleção do Museu de Arte do Rio – MAR. Seu trabalho tem ênfase na percepção de uma nova paisagem e relação do homem com o espaço geográfico. Usando sempre os recursos da fotografia, Demian desenvolve pesquisas em diferentes áreas.

Foto: Demian Jacob

Fonte: Eli Rocha/Ateliê da Imagem

Artigos relacionados