Exposição brinca com caos das obras no RJ

Não é apenas o Comitê Olímpico Internacional (COI) que fica de cabelo em pé com o ritmo das obras para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Faz um tempo que a cidade, que é também uma das sedes da Copa do Mundo, se converteu num enorme canteiro de obras, causando aborrecimentos a toda a população. Para a fotógrafa carioca Anna Paula Pacheco, de 31 anos de idade, foi a oportunidade de realizar um ensaio de moda, tendo por pano de fundo o caos urbano da cidade em construção.

Transtorno da Moda brinca com a expressão comum a qualquer intervenção institucional no espaço urbano: “Desculpe o transtorno, mas estamos fazendo moda”, parafraseia. O trabalho será apresentado a partir do dia 5 de maio no Espaço Cultural Fnac do Barra Shopping (Av. das Américas, 4666), no Rio de Janeiro.

Anna reuniu alguns modelos e realizou uma série de imagens com linguagem de editorial de moda nos lugares onde ocorrem as obras. Além de chamar a atenção para o transtorno que todo esse movimento provoca (desvios, vias fechadas, trânsito caótico), a fotógrafa busca olhar pelo lado positivo, ao propor uma alternativa cultural para as demolições e construções, evidenciando a beleza feminina e os contrastes que se observam no meio de tanta transformação.

Ela também imbuiu seu projeto de uma preocupação ambiental, salientando a importância da sustentabilidade, ao atribuir às imagens uma relação com os elementos naturais: água, terra, fogo e ar.

Enfrentamos, no mundo inteiro, sérios problemas causados pela intervenção humana na natureza, como a falta de água, as queimadas, lixo e poluição do ar. O intuito da exposição é trazer à tona a importância de se discutir como amenizar essa interferência e criar projetos que protejam o meio ambiente, interagindo em equilíbrio com todos os seres do planeta, principalmente na cidade que será sede da Copa do Mundo em 2014”, destaca o texto de divulgação da mostra, que ficará em cartaz durante todo o mês de maio.

Artigos relacionados