Estúdio

“Smash the cake” adulto: ensaios mostram que estilo não é “caso isolado”

Fotos: Studio i Fotografias

Quando apresentado neste canal há duas semanas, o ensaio “smash the cake” realizado com adultos teve uma recepção gelada dos leitores do site – para dizer o mínimo. “Sem graça”, “lamentável”, “mico” foram alguns dos adjetivos usados para classificá-lo na fanpage do iPhoto Channel.

No entanto, o trabalho mostrado na reportagem não é um caso isolado. Outros fotógrafos têm investido na ideia e, a despeito da opinião geral dos seus pares, têm colhido bons resultados.

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_DanMartins_4

É o caso de Dan Martins, do Studio i, em Taubaté, no Vale do Paraíba. O estúdio do interior paulista está divulgando o produto há apenas dois meses e já conta com três ensaios agendados.

“Quando começamos a divulgar, sem portfolio nenhum, logo uma amiga nossa se interessou e já fizemos um ensaio com ela e é esse ensaio que usamos para portfolio”, explica Dan, que trabalha com o também fotógrafo Nando Salles e com a produtora e maquiadora Joyce Marcondes. O trio está no mercado há mais de quatro anos – com o Studio i, são pouco mais de doze meses.

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_DanMartins_6

A iniciativa partiu de Joyce (que é noiva de Dan): “Revendo umas fotos de trabalhos passados, ela viu que temos um “smash the cake” de um bebê onde os pais entraram na brincadeira e se lambuzaram todos, e então ela pensou em fazer algo assim com os adultos”, conta, acrescentando que a ideia inicial era oferecer o serviço a mulheres prestes a completar trinta anos, considerando que “essa idade é muito significativa no mundo feminino”. No entanto, além da modalidade adulto, o que eles criaram foi uma versão “debutante”.

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_DanMartins_3

“Surgiu a ideia de oferecer para uma cliente nossa que irá completar quinze anos, e, claro, ela topou na hora, e então foi outro ensaio que ficou demais. E o mais legal é que deixamos o cliente à vontade para convidar um(a) amigo(a) ou um parente para participar e então a festa fica completa”, detalha o fotógrafo, adiantando que o estúdio pensa em lançar outra versão (“smash the fruit”), mas a ideia ainda está em fase de estudos.

Segundo Dan, o segredo é deixar o cliente ansioso pela sessão: “Para isso, conversamos e mostramos como é divertido. Mexemos com o psicológico dele, podemos dizer assim. Na hora do ensaio, vai muito da direção. Brincamos demais, deixamos o cliente muito à vontade, fazemos com que ele se solte e deixe aquela criança que temos dentro de nós sair e se lambuzar!”

Versão "debutante" do ensaio
Versão “debutante” do ensaio

Com relação à repercussão negativa do ensaio, Dan considera compreensível, pois reconhece que não tem o mesmo apelo de um “smash the cake” feito com crianças. “Mas acredito que o smash para adultos tem um encanto diferente. Poder voltar a ser criança é o que todos queremos e devemos ter a vontade, nem que seja por um curto tempo, e o smash adulto pode nos proporcionar isso. E hoje a moda, pelo que percebo, é comemorar o aniversário de uma forma diferente, sair daquela mesmice de sempre, e um ensaio como esse muda um pouco essa data”, justifica, acreditando que o produto tem tudo para “bombar”.

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_DanMartins_11

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_DanMartins_9

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_DanMartins_8

Pioneirismo? Silvia Oliveira, fotógrafa de São José dos Campos, também no Vale do Paraíba, reivindica o pioneirismo nesse controverso estilo. Segundo postou na fanpage do iPhoto Channel, ela e o marido Alexandre Cezar realizaram um ensaio desse tipo em novembro de 2015. Abaixo, apresentamos algumas imagens feitas pelo casal:

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_SilviaOliveira_5
Fotos: Silvia Oliveira

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_SilviaOliveira_4

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_SilviaOliveira_7

iPhotoChannel_SmashCakeAdult_SilviaOliveira_3


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel ([email protected])

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!