Como montar um estúdio de fotografia em casa
Muitos fotógrafos sonham em ter seu próprio estúdio de fotografia em casa. Mas você deve estar em dúvida de como montar. Bem, e se eu disser que é fácil começar? Veja neste artigo como montar um estúdio de fotografia em casa com um baixo custo e de maneira simples e eficiente.
Como criar um estúdio de fotografia em casa?
Planejar como montar um estúdio de fotografia em casa, normalmente, pode ser complicado. Com tantos elementos a considerar, por onde começar? Bem, vamos simplificar tudo. O primeiro passo para mim foi fazer uma pesquisa sobre os estúdios fotográficos perto de mim. Claro, não precisei visitar esses lugares fisicamente. Bastava uma simples pesquisa na internet.
Um estúdio fotográfico perto de mim tinha até imagens de suas instalações. Ver a configuração deles me permitiu descobrir como organizar meu equipamento em casa. Lembre-se que levaria anos para adquirir os equipamentos caros que você vê nos estúdios profissionais. Portanto, por enquanto, não tenha medo de começar pequeno com o essencial. Veja abaixo o vídeo de como a fotógrafa Irene Rudnick fez um estúdio fotográfico em casa numa estrutura muito simples e pequena.
O que é melhor: um local fixo ou um estúdio portátil?
Pense em como você pretende fazer suas sessões de fotos. Você quer ficar em um único lugar? Ou você se vê muito fotografando em locais diferentes? Se você não está fazendo sessões de fotos regularmente, pode se safar com uma parede limpa e uma luz na janela. Isso é tudo que você realmente precisa para retratos simples.
Mas e se você estiver fotografando produtos várias vezes por semana? Então, um estúdio de fotografia doméstico dedicado seria o ideal. Seria melhor investir em equipamentos compactos e fáceis de guardar. Dessa forma, você tem a opção de ter um estúdio permanente e ainda ter a capacidade de mover o equipamento para os locais.
Qual deve ser o tamanho do seu estúdio de fotografia?
Você não precisa ter acesso a um local de 100 metros quadrados para tirar fotos em estúdio. Você pode converter um quarto vago, uma garagem ou até mesmo uma sala de ferramentas em um estúdio fotográfico doméstico.
Trabalhar em espaços menores pode ser bastante desafiador. Exige muita flexibilidade, capacidade de fazer concessões e muita criatividade. Mas, novamente, você não precisará de muitos equipamentos para o seu estúdio fotográfico em casa. Na maioria dos casos, até mesmo uma sala de 30 metros quadrados é suficiente para acomodar todo o seu equipamento fotográfico. Coloque seu suporte de fundo contra uma das paredes, coloque os suportes de luz na frente e pronto!
Um fator que você precisa considerar para o seu estúdio é o número de pessoas que cabem nele. Você gosta de fotografar grupos de pessoas? Nesse caso, procure grandes espaços que permitam movimentos desobstruídos. Para retratos e fotos de uma pessoa, alguns metros quadrados são suficientes. Retratos de recém-nascidos e crianças são possíveis em quase qualquer lugar.
Você também deve estar ciente de que o tamanho do seu estúdio em casa pode afetar a luz em suas fotos. É mais fácil controlar a luz artificial em grandes estúdios fotográficos. Em locais muito pequenos com tetos baixos, a luz difusa pode ser um problema maior. Portanto, se o seu espaço for pequeno, é melhor se limitar à iluminação da janela. Ele cria uma luz agradável, independentemente do tamanho do seu estúdio.
A estrutura básica de um pequeno estúdio de fotografia em casa?
Construir conjuntos de iluminação complicados pode ser mais complicado em pequenos estúdios. Isso ocorre devido à falta de espaço. Pelo mesmo motivo, sua lente 70-200mm f/2.8 pode acabar ficando “longa” demais para o seu espaço. Devido a isso, você só poderá tirar retratos em plano médio (na melhor das hipóteses).
Em pequenos estúdios fotográficos, pode ser melhor investir em lentes com distâncias focais menores. Experimente qualquer opção entre 80-100mm para tirar retratos. A lente 85mm é fantástica para retratos. Outra boa opção para estúdio muito pequenos e com uma distância focal mais ampla é uma lente 35mm (leia aqui artigos sobre as melhores lentes para retratos de pessoas). Por fim, a configuração do seu estúdio de fotografia em casa deve ter algumas tomadas de energia por perto.
Você provavelmente terá que conectar o equipamento o tempo todo ao tirar fotos. Podem ser luzes, laptop (se você fotografar conectado) e carregadores. Você pode até precisar de ventiladores para resfriar seu ambiente ou para efeitos de retrato.
Quanto custa construir um estúdio fotográfico?
Quando se trata de como construir um estúdio fotográfico, você quer garantir que seu equipamento atenda às suas necessidades. Não gaste muito dinheiro em uma luz que você nunca vai usar. A boa notícia é que você pode encontrar muitos kits de estúdio fotográficos online por um preço razoável.
A maioria dos kits inclui dois tripés, dois modificadores, um suporte de fundo e um fundo fotográfico de tecido ou papel. Os tripés e suportes podem ser um pouco frágeis, mas durarão anos se você os mantiver em seu estúdio fotográfico caseiro. Se você planeja fotografar em locais diferentes, sugiro obter opções profissionais mais resistentes. Eles podem ser mais caros, mas pelo menos duram mais. Você também deve estar ciente de que as luzes do kit são simples lâmpadas brancas e não são brilhantes. Mas você pode trocá-los facilmente pelos Speedlites que já possui.
Qual é a configuração básica de equipamento para um pequeno estúdio de fotografia em casa?
Há toneladas de equipamentos de estúdio para escolher. Pode ser difícil saber quais comprar primeiro. Então, de que equipamento você precisa para um estúdio de fotografia? Não fique obcecado em comprar todo o equipamento ao começar a construir seu estúdio. É surpreendente como você precisa de pouco equipamento para a maioria das sessões de fotos. Aqui está uma lista prática de configuração básica de equipamentos para um pequeno home studio.
- Luzes — Uma fonte de luz é suficiente para começar. Mas três luzes lhe darão a melhor flexibilidade. Essas luzes podem ser três Speedlites manuais baratos. Experimente um Flash Speedlite da Yongnou (veja opções e modelos aqui) ou estroboscópios de estúdio, como os da Godox (veja opções aqui)
- Flash Trigger — Esta ferramenta é necessária para acionar suas unidades de flash remotamente. Você precisará de um modelo específico compatível com seus flashes e sua câmera. Caso contrário, não funcionará de jeito nenhum. Veja opções e modelos aqui.
- Modificadores de iluminação — Um refletor e sombrinhas são obrigatórios. Atualmente no Brasil, a Godox é uma ótima fabricante de sombrinhas, softboxes e octaboxes baratos (veja modelos e preços aqui). Estes são muito bons e dobram-se em embalagens pequenas e fáceis de guardar.
- Tripés — Você precisa de um tripé para cada luz. Como regra geral, quanto mais pesada for sua luz (junto com o modificador de luz), mais resistentes precisam ser seus tripés. Não invista em equipamentos baratos ou você correrá o risco de suas luzes ficarem muito instáveis e vacilantes. Prefira tripés que se estendam suas fontes de luz até 2,4 metros ou mais. Especialmente porque as luzes precisam estar acima do modelo. Mas também é útil ter um pequeno estande. Isso pode iluminar o modelo por baixo ou ocultar a luz do aro/fundo atrás do modelo. Veja neste link opções e modelos de tripés.
- Fundo fotográfico — Um fundo fotográfico de papel é um bom ponto de partida. Isto é, se você não puder instalar ou construir um fundo fotográfico permanente.
Como escolher o melhor equipamento de iluminação para seu estúdio fotográfico
Você tem muitas opções quando se trata de iluminação em seu estúdio fotográfico em casa. Discutiremos os dois mais populares abaixo: os speedlites e os flashes de estúdio (tochas).
Speedlites
Prós:
- Perfeito em pequenos estúdios de fotografia e para configurações portáteis.
- Leve e pequeno.
- Baratos – particularmente unidades manuais como Yongnuo, Phottix, etc.
Contras:
- Baixa potência.
- A falta de luz de modelagem impede que você veja para onde vai o feixe do flash e ajuste o foco automático.
- Pode ter um longo tempo de reciclagem, especialmente em potência máxima, dificultando a filmagem no modo contínuo.
Algumas das deficiências dos Speedlites podem ser superadas usando unidades de flash como o Godox V850II. Estes são muito mais potentes do que os Speedlites, embora permaneçam portáteis. Infelizmente, essas unidades são muito caras.
Flashes de estúdio de fotografia
Prós:
- Luz poderosa.
- Pode ter embutido uma luz de modelagem.
- Inclui um plugue AC para operação sem bateria.
Contras:
- Preço.
- Pesado e volumoso.
- Precisa de suportes de luz resistentes.
- Unidades baratas podem superaquecer e parar de funcionar até que esfriem.
Então, quantas luzes você deve ter? Eu diria três luzes. Isso lhe dará uma grande flexibilidade em seu trabalho.
Qualquer que seja a opção escolhida, lembre-se de que você precisará de um suporte de luz para cada unidade de flash. Na maioria dos casos, dois ou três devem ser suficientes.
Mas não se deixe levar pela febre das compras. Comece com uma luz. Aprenda o básico e construa seu equipamento assim que precisar de mais flexibilidade. Também pode tirar excelentes retratos com um único Speedlite.
Modificadores de luz obrigatórios
- Rebatedores — Eles refletem a luz de volta para a cena. Os rebatedores 5 em 1 fornecem vários tipos de superfícies reflexivas. Em um pacote, você obtém prata, ouro, branco, preto e translúcido.
- Sombrinhas — Estes são os modificadores de luz mais baratos que você pode comprar. Eles suavizam a luz do flash. Mas o problema com eles é que eles deixam a luz se espalhar por toda parte. Como consequência, eles reduzem sua capacidade de controlar a luz, principalmente em pequenos estúdios.
- Softboxes/Octaboxes — São mais caros que as sombrinhas, mas permitem que você tenha um melhor controle sobre sua luz. Eles também produzem um brilho mais suave em geral.
- Grades — As grades concentram a luz em feixes estreitos, tornando a luz muito direcional.
- Géis — Os géis são folhas de materiais semitransparentes. Eles vêm em diferentes formas (para se adaptar à sua fonte de luz) e cores. Eles mudam a cor de fundo quando usados em uma luz de fundo. E eles introduzem efeitos de luz em seu retrato. Eles são baratos também.
- Bloqueadores — Eles impedem que a luz difusa salte pelo cenário. Os bloqueadores ou tapadeiras podem ser de qualquer coisa que seja preta. Um painel, papelão, uma cortina, um pano, etc. funcionam muito bem. Os refletores 5 em 1 têm um lado preto, permitindo que você os use como tapadeiras.
Tenha em mente que, quanto maior for o modificador de luz, mais suave (mas mais fraca) sua luz efetiva se tornará.
O melhor fundo para seu estúdio fotográfico
A melhor opção de fundo fotográfico para um estúdio caseiro é um sistema de trilho/rolo que é fixado em uma parede ou teto. O fundo pode ser de papel, vinil ou tecido. Veja abaixo prós e contras:
Fundo fotográfico para retrato profissional
Prós:
- Fundos de papel, vinil ou tecido.
- Vem em muitos tamanhos de fundo.
Contras:
- Frequentemente grandes e pesados.
- Modelos baratos não suportam fundos pesados, como um rolo de papel de 3x11m.
- Quanto à cor de fundo, eles vêm em preto, branco e cinza. Para pequenos estúdios, um pano de fundo cinza costuma ser a melhor solução. Pode ser preto ou branco, dependendo de suas configurações de iluminação. Os géis também podem funcionar para alterar a cor do fundo das suas imagens.
Como se livrar da luz ambiente
Lembre-se de que, ao trabalhar com flash em ambientes fechados, você não deseja luz ambiente natural . Isso pode contaminar a configuração de iluminação do seu estúdio fotográfico. Obviamente, não usar luz ambiente não significa que você deva trabalhar na escuridão total. Mas é bom ter um baixo nível de luz ambiente. Isso melhorará a configuração do estúdio de fotografia doméstica de retratos.
Você pode conseguir isso protegendo as janelas com cortinas ou usando tapadeiras (qualquer tipo de painel ou tecido preto). Isso impedirá que a luz indesejada salte pelo aparelho. Para garantir que a luz ambiente não esteja afetando a foto, faça algumas fotos de teste. Configure sua câmera para tirar uma foto sem disparar o flash. Certifique-se de que a imagem resultante esteja completamente preta.
Você pode manipular sua iluminação para obter a exposição desejada. Costumo fotografar em f/8, ISO 200 e 1/125 s. Em seguida, uso um medidor de flash ou um processo de tentativa e erro para definir a potência das luzes para corresponder à exposição do alvo.
Fonte: Expert Photography