Dicas de Fotografia Iluminação

Como fazer retratos com luz de janela em um estúdio minúsculo em casa

Se você tem interesse em fotografar retratos em estúdio, mas não tem acesso a um local ou equipamentos caros, pode obter resultados excelentes com uma configuração minimalista em uma pequena sala com luz natural de janela. Aqui está um vídeo de 5 minutos da fotógrafa Irene Rudnyk que mostra esse tipo de configuração e de suas possibilidades.

Rudnyk montou um cenário em uma sala que tem grandes janelas de sacada. Ela então fez sua modelo sentar-se de frente para a janela, com os joelhos levantados por almofadas e o vestido preso por cadeiras. Rudnyk fotografou o modelo de frente para a janela, de pé em uma escada, para um ângulo alto lisonjeiro e um pouco para o lado, para evitar sombras no objeto. Trazer seu assunto para as janelas, tanto quanto possível, ajuda a utilizar o máximo de luz natural possível no ambiente.

Veja algumas das fotos que Rudnyk capturou com sua câmera Canon 5D Mark III e a lente 85mm f/1.2L:

Foto: Irene Rudnyk
Foto: Irene Rudnyk
Foto: Irene Rudnyk
Foto: Irene Rudnyk

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário