Esse tal de full-frame vale a pena?

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Algumas considerações sobre tamanhos de sensores de captura de imagem, tanto para vídeo como para fotografia: há certamente vantagens e desvantagens em um sensor “full-frame” (que eu prefiro chamar de 35mm), assim como há vantagens e desvantagens em qualquer tamanho de sensor, APS, 4/3″, 1/3″ e tantos outros. Mas, se formos considerar o que é dito na mídia, especialmente na publicidade dos fabricantes de equipamentos, iremos pensar que uma câmera com sensor full-frame é verdadeiramente a melhor opção que existe para captura de imagens, o que nem sempre é verdade.

Lógico que para quem é fotógrafo há muitos anos, e que iniciou com filme, a manutenção do tamanho do sensor em comparação ao filme traz um conforto para que as coisas funcionem como sempre funcionaram e assim o uso do sensor 35mm faz todo o sentido, mas para quem começa hoje, sem referências anteriores ou costumes arraigados, faz sentido se preocupar com isso? Penso que não, penso que o que faz sentido é escolher o sistema que lhe ofereça o que você precisa para o seu trabalho, seu estilo etc.

Trabalho com câmeras APS (Canon EOS7D), Super 35 e 1/3″, e mesmo tendo começado com filme, lá em um passado distante, devo dizer que não é o tamanho do sensor que faz meu trabalho ser melhor ou pior, mas o uso que faço dos sistemas que escolho.

Foto: Carol Brito (direção e iluminação: Armando Vernaglia Jr.)

 

Fotógrafo e diretor de fotografia, ARMANDO VERNAGLIA JR. vive em São Paulo, mas atua em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.

 

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